dentro

Como fazer kefir de leite caseiro: saiba como preparar e desfrute de todos os seus benefícios

Quase todo mundo aprecia muito os benefícios do kefir. Entretanto, nem todo mundo sabe que dá para aprender como fazer kefir de leite em sua própria casa. Essa é uma excelente maneira de promover a saúde da família ao mesmo tempo em que se economiza. Para saber como fazer isso baste seguir as dicas de hoje, 20 de fevereiro, no Casa & Agro, do TecnoNotícias.

Caso você não saiba, kefir é uma espécie de micro-organismo probiótico que se desenvolve a partir de água ou leite. Por possuir um elevado potencial terapêutico e nutricional, se faz um grande ganho aprender como fazer kefir de leite de maneira caseira.

Benefícios do kefir

Conforme já adiantamos, uma das grandes vantagens de fazer o kefir está nos próprios benefícios da receita. A propósito, o próprio significado da palavra kefir remente ao conceito de “viver bem”. Isso porque, essa bebida fermentada consegue reduzir problemas intestinais, melhorando o trânsito intestinal e o processo de digestão.

Além das vantagens intestinais, aprender como fazer kefir de leite permite que você consuma e promova a prevenção de problemas como osteoporose. Essa função acontece devido à riqueza em cálcio que traz mais resistência para os ossos.

O kefir de leite também ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Ao manter a flora intestinal saudável, a bebida impede infecções e evita o aparecimento de doenças. Por fim, o consumo de kefir ajuda a reduzir a pressão arterial e diminui os riscos de AVC.

Como fazer kefir de leite

Agora que você já sabe a importância da ingestão do kefir, é hora de descobrir como fazê-lo. A propósito, se trata de uma tarefa simples e fácil, mas que exige atenção.

Primeiramente, você precisará de alguns elementos e ferramentas. Para isso, reúna 1 pote de vidro, 1 colher de plástico ou de madeira, 1 pano limpo ou papel toalha, 1 elástico, 1 colher de sopa de grãos de kefir de leite e 1/2 litro de leite integral.

Com tudo reunido, o próximo passo é a esterilização do pote de vidro e da colher, com água quente. Em seguida, é hora de colocar os grãos de kefir no pote, acrescendo o leite e tampando a boca do pote com o pano e um elástico. Essa mistura deve fermentar em um ambiente escuro por 24 horas.

Após o tempo de fermentação, basta coar os grãos em uma peneira de plástico, reservar o líquido e retornar os grãos para o pote, após uma nova esterilização. Enquanto os grãos fermentam novamente, você já pode levar a bebida já fermentada para a geladeira e servir em seguida. Com todos os conhecimentos sobre como fazer kefir de leite, é hora de aplicá-los em casa!

O que você acha?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.