Coisas chocantes sobre Papas que quase ninguém sabe!
O Papa, ou Sumo Pontífice, é o membro mais alto da Igreja Católica. Durante séculos, o chefe da Igreja exerceu seu poder e influência na formação do mundo como conhecemos hoje. Mas há muito mais coisas sobre os Papas da história do que apenas o fato de terem sido líderes da maior igreja cristã do mundo.
Em 1967, o Presidente Johnson e o Papa Paulo VI trocaram presentes. O presidente dos EUA recebeu uma bela pintura do século XV. Já o Papa… Ele recebeu um busto do próprio Presidente Johnson. Ao contrário da crença popular, não é preciso ser cardeal, ou mesmo padre, para ser eleito Papa. Qualquer homem batizado pode realmente ser eleito líder mundial da Igreja Católica Apostólica Romana, embora isso não tenha acontecido desde 1378.
Em 1232, o Papa Gregório IX escreveu uma carta ao Rei da Alemanha expressando suas preocupações sobre as bruxas do país, cujos rituais incluíam gatos. Assassinatos em massa de felinos, supostamente, se seguiram, o que pode ter tido um impacto na população de ratos e na propagação da Peste. Antes de dedicar sua vida a Deus e se tornar o Papa Francisco, Jorge Mario Bergoglio trabalhou como segurança de uma boate em Buenos Aires, Argentina. A República da Cospaia declarou independência em 1440, quando um pequeno pedaço de território foi deixado de fora de um acordo de terras com a cidade de Florença. O pequeno Estado ficou independente de 1440 a 1826!
Houve alguns Antipapas na história da Igreja. Se trata de uma pessoa que acredita ser o Papa legítimo e se opõe ao Papa eleito. Em 1942, Karol Józef Wojtyła entrou para um seminário subterrâneo dirigido pelo Cardeal Sapieha, o Arcebispo de Cracóvia, durante a ocupação nazista da Polônia. O Papa Bento XVI não tinha carteira de motorista e não podia dirigir um carro. No entanto, ele pilotava seu próprio helicóptero regularmente. Bento IX não só foi eleito Papa mais de uma vez, como também é o único Pontífice na história a ter vendido seu papado. O Papa pode eleger um novo cardeal e não tornar isso público. Há um termo em latim usado para descrever essas decisões mantidas em segredo: é In pectore.
Se um padre viola o selo de confissão, ele é excomungado da Igreja Católica. A única pessoa que pode perdoá-lo é o Papa. Em 1951, o Papa Pio XII declarou que o Big Bang não entrava em conflito com o conceito Católico da criação. Em 1537, o Papa Paulo III decretou que os nativos americanos eram “seres racionais com almas” e condenou a escravização dos indígenas. Enquanto pessoas de todo o mundo estavam sintonizando para ver o primeiro pouso na Lua na TV, o Papa Paulo VI fez isso ao vivo através do telescópio do Observatório do Vaticano.