dentro

Chá de maçã com canela é um forte aliado da saúde: veja agora por quais motivos você deveria consumir o quanto antes

Montes Claros, 17 de abril de 2022, por Eliel Meireles – A maçã é uma fruta versátil, fonte de compostos bioativos com variados benefícios. Já a canela, é a casca interna da árvore Cinnamomum, que possui inúmeras vantagens para o organismo e é usada há muitos anos, desde o antigo Egito. Pensando nisso, fazer chá de maçã com canela ainda é uma forma muito eficaz de usufruir dos benefícios desses alimentos.

Além do aroma dessa combinação, os ingredientes possuem vastas propriedades e, por isso, a infusão vem ganhando diversos adeptos pelo país. Dessa maneira, para aprender quais são as vantagens do chá de maçã com canela, confira a seguir as informações sobre essa bebida.

Para que serve o chá de maçã com canela?

A dupla maçã e canela é opção saborosa e acessível. Dessa forma, associar a maçã com esse condimento milenar é sinônimo de benefícios para o organismo. Por isso, o  Casa & Agro preparou alguns proveitos desse chá.

É possível tomar chá de maçã com canela para emagrecer?

De acordo com Valéria Goulart, médica nutróloga, em matéria para o site Terra, publicada em 09 de novembro de 2021, na composição da maçã existe uma substância de nome pectina, que reduz a absorção de açúcar e assim, favorece o emagrecimento. Além disso, a fruta possui grande quantidade de fibras e água, o que aumenta a sensação de saciedade e evita exageros na alimentação. Ademais, a canela retarda o esvaziamento gástrico, corroborando com a ação da maçã.

Hepatoproteção

A ingestão do chá induz a ativação de enzimas e componentes para proteção hepática. Dentre essas substâncias, está o composto fenólico, que evita ação maléfica de outras enzimas do organismo durante processos metabólicos.

Contribui na saúde do coração

A fruta possui polifenóis, que agem como antioxidantes impedindo a oxidação das células por radicais livres. Portanto, esse composto fortalece o coração e evita doenças cardiovasculares, como a aterosclerose. Outrossim, a canela tem propriedade anti-inflamatória que reduz as chances de doenças inflamatórias que poderiam desencadear consequências indesejáveis.

Veja também: Boldo-do-chile: 5 motivos para você não deixar faltar em casa; conheça agora suas propriedades e efeitos colaterais

Como fazer chá de maçã com canela

Motivos para incluir a maçã com canela na dieta não faltam. Nesse sentido, existem muitas maneiras de consumi-los juntos: nas formas de chá, vitaminas, in natura, sendo a canela em pó por cima da fruta, entre outros. Pensando nisso, a seguir você encontra a lista de ingredientes para o preparo da infusão.

  • Cascas de 4 maçãs;
  • 1 litro de água;
  • Suco de 1 limão;
  • 1 canela em pau.

Modo de preparo

Primeiramente, em uma panela com a de água, coloque as cascas da maçã, adicione o suco do limão e a canela. Depois, deixe essa composição ferver por aproximadamente 10 a 15 minutos, coe e tome quente ou gelado. Desse modo, faça a ingestão do chá no decorrer do dia.

Chá de maçã com canela possui contraindicação?

Já que você aprendeu o porquê deve incluir o chá de maçã com canela na sua alimentação diária, não perca mais tempo. Pois, são ingredientes que realmente vão fazer a diferença no seu organismo. Contudo, não se recomenda esta bebida para quem toma medicamento para diabetes ou para pessoas alérgicas ao cinamaldeído.

O que você acha?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.