dentro

Chá de alecrim com cravo: veja o que acontece se você tomar essa bebida diariamente

Montes Claros, 06 de abril de 2022, por Eliel Meireles – O chá de alecrim com cravo é uma combinação pouco utilizada, mas com benefícios incríveis para a saúde. A mistura desses dois ingredientes de sabor e aroma marcante, resulta em uma junção rica e eficaz para o funcionamento do organismo. Sendo assim, detalhamos tudo isso e ensinamos a fazer um delicioso chá de alecrim com cravo para você aproveitar todos esses benefícios.

A bebida irá melhorar o sistema imunológico, prevenir doenças respiratórias, reduzir o colesterol, melhorar a digestão, diminuir a ansiedade e dentre outros benefícios. Sabendo disso, siga nossas dicas e saiba como fazer um chá de alecrim com cravo para ter essa potente mistura natural em casa.

Benefícios do chá de alecrim com cravo

O alecrim combate várias doenças que ameaçam o sistema imunológico. Ele possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas. Da mesma forma, o cravo possui um componente chamado eugenol, que ajuda a combater doenças virais e bacterianas. A planta ainda é uma excelente aliada no combate ao alto nível de insulina no sangue.  Por isso, o Casa & Agro mostra como uma bebida feita por esses dois ingredientes irá auxiliar na saúde.

Melhora a digestão

O chá de alecrim com cravo ajuda a combater a acidez no estômago, o excesso de gases e outros problemas no processo digestivo. Nesse sentido, de acordo com a matéria publicada em 30 de novembro de 2021, de Nathalie Ayres, em colaboração para o site da Uol, ele ainda pode auxiliar no alívio de diarreias ou constipações.

Circulação sanguínea

A bebida é um ótimo estimulante para o sistema circulatório, devido às suas propriedades anticoagulantes. Sendo assim, melhora o fluxo sanguíneo e fornece energia e maior capacidade para o organismo fazer a oxigenação das extremidades corporais.

Combate inflamações

Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, o chá de alecrim com cravo auxilia na ação contra dores e inflamações no corpo em geral. Sobretudo, o eugenol presente no cravo, age contra fungos e bactérias, alivia artrites e ainda melhora a saúde do fígado.

O chá de alecrim com cravo é diurético natural

A união dos dois ingredientes, se torna um excelente diurético natural. Nesse caso, é utilizado em dietas para perda de peso e no combate à retenção de líquidos no corpo. Enfim, o consumo da infusão acaba aumentando o volume de urina e estimula o organismo a eliminar líquidos e toxinas acumuladas.

Auxilia no combate ao câncer

Tanto o alecrim quanto o cravo, são ricos em antioxidantes. Assim, a bebida irá auxiliar na neutralização dos radicais livres responsáveis pela mutação celular e o surgimento de células cancerígenas. Por fim, o alecrim possui alguns ácidos em sua composição, que estão associados à redução de taxas de desenvolvimento do câncer.

Como fazer o chá de alecrim com cravo

Para usufruir de todos os benefícios mostrados acima, faz-se necessário o preparo do chá. Então, separe os seguintes itens:

  • 1 colher de chá de folhas de alecrim;
  • 3 cravos;
  • 200 ml de água.

Coloque a água para ferver e, em seguida, acrescente o alecrim e os cravos. Após alguns minutos, desligue o fogo e tampe a panela. Deixe o chá de alecrim com cravo tampado por 5 minutos. Agora, com a bebida em temperatura morna, é só coar e beber. Por fim, consuma o chá durante 7 dias, sendo 2 vezes ao dia para aproveitar seus nutrientes.

O que você acha?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.