dentro

Casa de campo: 12 ideias para você sonhar com o seu refúgio

Varanda com beiral largo, cozinha grande, sala com lareira – tudo isso cabe com folga na casa de campo dos sonhos de cada um. Dormir com o barulho do vento nas folhas das árvores, cultivar uma horta e ver o dia passar devagar são três atividades que não podem faltar na rotina de quem vive longe da praia e da cidade. Reunimos os cantos favoritos de 12 casas de campo para inspirar você a repensar seu dia a dia: quem sabe você transforma agora mesmo a sua sala no seu lugar favorito. 

Coube ao escritrório Hueb Ferreira Arquitetos dar forma ao mix de materiais escolhidos para esta casa construída em Itu, SP. Grandes panos de vidro emolduram a vista da paisagem pelo lado de dentro. Lá fora, a varanda ampla tem forros de madeira, paredão de lareiras revestido de pedra bruta – tudo isso em equilíbrio com a estrutura de concreto. Não à toa, a casa venceu o Gold Award na categoria de arquitetura do prêmio italiano A’Design Award & Competition

Espaço para conviver

Thank you for watching

(Foto: Pere Peris/Divulgação)

Madeira, metal, palha e tecido – há texturas de sobra para tornar aconchegante o canto de estar desta casa de campo em Girona, na Itália. Com quatro pavimentos, o projeto assinado pelo escritório de arquitetura Mimouca Barcelona concentrou a área social no térreo. Ali ficam a cozinha, sala de jantar, living, lavabo e jardim, onde a família com três filhos adolescentes passa grande parte do tempo livre.

Cor em evidência 

(Foto: Nathalie Artaxo/Divulgação)

Escapulir de uma cidade grande como São Paulo aos finais de semana foi a maneira que o casal de proprietários desta casa de 400 m² em Itupeva, interior paulista, encontrou para relaxar. Ao longo dos três andares reformados pela equipe do SP Estúdio, há cor e personalidade, o que transformou a residência em um lugar acolhedor e cheio de vida.

Vista livre 

(Foto: Rafael Renzo/Divulgação)

A partir do quarto, tudo é natureza. Com arquitetura assinada por Marcio Kogan, esta casa em Porto Feliz, interior de São Paulo, tem todos os ambientes voltados para o jardim. Os moradores, um casal com duas filhas, pediram ajuda da designer de interiores Ana Weege para criar um décor despretensioso e acolhedor. Conseguiram.

Aclive providencial 

(Foto: Nelson Kon/Divulgação)

O concreto aparente é um material pouco visto em construções no interior, mas elemento marcante desta casa em Bragança Paulista, SP. Assinada pelo escritório Reinach Mendonça Arquitetos Associados, a morada de 892 m² venceu um desnível do terreno e o transformou no trunfo que deixa em evidência a paisagem vista no pôr do sol.

Festa para os sentidos 

(Foto: Vinicius Assencio/Divulgação)

No entorno de uma represa no interior de São Paulo, este projeto assinado pelo escritório RCB Arquitetura ganhou uma sauna com vista emoldurada da paisagem. Foram 18 meses até que a casa desenhada no terreno de 3 mil m² ficasse pronta – prova de que a beleza recompensa os que são pacientes.

Fogo amigo 

(Foto: André Mortatti Fotografia)

Luz do sol, uma bela adega e composições naturais estavam na lista de pedidos entregue à arquiteta Camila Klein, que assina essa casa de campo de 575 m² em Porto Feliz, interior paulista. A lareira redonda suspensa do chão torna o ambiente ainda mais aconchegante durante a temporada de frio.

Fonte de calor

(Foto: Nicolás Saieh/Divulgação)

Enormes panos de vidro e muita madeira emolduram esta casa de campo erguida às margens do Lago Ronco, a mil quilômetros de Santiago, no Chile. O arquiteto Guillermo Hevia, que assina o projeto em coautoria com Catalina Poblete, revelou que eles mantiveram a casa distante 1,20 m do solo para minimizar o impacto no ecossistema local. A cozinha acolhedora aproveita o calor do forno para aquecer todo o ambiente.

Lazer completo 

(Foto: Edgard Cesar/Divulgação)

Integrar esta casa à exuberante paisagem do cerrado foi um pedido atendido pelos arquitetos Eduardo e Karla Bittar, que assinam o projeto em Anápolis, Goiás. O saber arquitetônico bem brasileiro reina por aqui: beirais grandes, ventilação cruzada e luz natural em abundância. Soluções ótimas para um endereço sem inverno rigoroso, onde reunir os amigos ao redor do espaço de lazer está entre as atividades preferidas.

Jantar emoldurado 

(Foto: Evelyn Müller/Divulgação)

Antes da arquiteta Denise Polverini reformar esta casa de campo em Araçoiaba da Serra, interior paulista, os espaços eram escuros e compartimentados. Paredes abaixo, pé-direito elevado e área social ampliada deram novos ares para o espaço. Repare na sala de jantar, que tem nas esquadrias de PVC e alumínio com acabamento idêntico à madeira a moldura perfeita para a vista lá de fora.

Amplitude bem planejada 

(Foto: Nelson Kon/Divulgação)

A paisagem do entorno é a grande estrela do projeto de 1466 m² em Bragança Paulista que leva a assinatura do escritório Luiz Paulo Andrade Arquitetos. Construída para um casal de aposentados, a casa se distribui em três pavimentos, mas concentra os mais concorridos no térreo. Diretamente integrados ao espaço de lazer estão a ampla suíte do casal e um quarto de hóspedes, home theater, living, jantar, cozinha e depósitos, spa, lavabo e uma adega.

O que você acha?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.