Biscoitos de Natal decorados são lindos, saborosos e viram opção de presente; aprenda

biscoito 15

Os biscoitinhos natalinos são lindos, fáceis de fazer e deliciosos. Eles são uma boa opção para presentear os amigos ou familiares, ajudam a compor a decoração e podem até servidos nas festas de fim de ano. O chef pâtissier Flávio Duarte ensinou uma receita de biscoitos natalinos. Ele ainda deu dicas para não errar no preparo e explicou como confeitar os biscoitinhos. Com a massa, é possível fazer até 20 unidades, dependendo do tamanho. Já a decoração pode render momentos deliciosos em família.

Essa reportagem faz parte da série ‘Em casa’, do G1, que foi criada durante a pandemia do novo coronavírus. Chefs e profissionais da gastronomia ensinam, de forma simples e direta, como fazer receitas básicas da culinária brasileira e a não errar na hora do preparo, garantindo pratos simples e gostosos no dia a dia

Por que existem várias receitas de biscoito de Natal?

Há vários tipos de receitas, diz o confeiteiro. Segundo ele, os brasileiros ainda não têm muito o costume de fazer os biscoitos como na Europa, por exemplo, onde eles viram presentes de Natal.

As receitas europeias e americanas levam mais especiarias, que combinam com as baixas temperaturas do inverno. No Brasil, o Natal acontece durante o verão o que, segundo o chef, exige um sabor diferente nos biscoitos.

A gente não tem o costume de usar especiarias no biscoito como eles, no Hemisfério Norte. O tradicional biscoito, o gingerbread, é com canela, gengibre e cravo. A gente tem também, mas não é o nosso sabor porque está muito calor. O que é legal usar aqui são raspas de limão, coisas que tragam aquela sensação de frescor. Essa é a diferença que entre os biscoitos”, explica.

Segundo Duarte, tendo uma massa base, é possível acrescentar qualquer outro ingrediente que traga sabor ao biscoito, como essência de baunilha, por exemplo.

Ingredientes para a receita de biscoito natalin do chef pâtissier Flávio Duarte — Foto: Flávio Duarte

Qual a sua receita de biscoito natalino?

Confira a receita dos biscoitos natalinos por Flávio Duarte

Ingredientes:

  • 80 gramas de manteiga sem sal
  • 35 gramas de açúcar de confeiteiro
  • 1 grama de sal
  • 12 gramas de ovos
  • 45 gramas de farinha de amêndoas
  • 80 gramas de farinha de trigo
  • 4 gramas de fermento em pó

Modo de preparo: Junte todos os ingredientes na batedeira e, com a raquete, bata até que todos os ingredientes estejam devidamente homogeneizados. É importante não bater muito para não desenvolver o glúten. Deixe a massa na geladeira por 30 minutos. Abra a massa com 4 milímetros de espessura, corte em discos ou molde os biscoitinhos no formato desejado. Asse em forno pré-aquecido a 170 graus por, aproximadamente, 10 minutos. Para decorar, use glacê real.

Segundo o confeiteiro, na receita, é possível substituir o açúcar de confeiteiro pelo açúcar refinado. Uma receita rende, em média, 20 biscoitos.

Como deixar os biscoitos crocantes?

O maior erro ao fazer a receita, segundo o confeiteiro, é ao manusear a massa.

“Quanto menos manusear, mais crocante vai ficar o seu biscoito porque não vai desenvolver o gluten da farinha de trigo”, afirma.

Para o biscoito, é preciso ter uma massa mais quebradiça, diz Duarte. A mesma massa pode ser utilizada para fazer tortas.

Biscoitos natalindos do chef Flávio Duarte — Foto: Flávio Duarte

Como decorar os biscoitos?

Utilize um saco de confeitar para facilitar o trabalho. Compre o glacê real pronto e misture com água, na batedeira, conforme o modo de preparo descrito na embalagem. Normalmente, utiliza-se 500 gramas de glacê para 80 ml de água, segundo Duarte. Coloque a massa no saco de confeitar, faça um furo pequeno na ponta ou adicione o bico redondo.

“Trabalhe com ele no ar, não encoste no biscoito, para conseguir fazer linhas retas. Você pode adicionar qualquer corante, de preferência em gel, e você vai ter qualquer outra cor. Eu trabalhei mais o vermelho, o verde e o branco, que são as cores do Natal”, explica.

O corante, segundo o confeiteiro, pode ser adicionado na massa do biscoito ou no glacê real.

Como armazenar os biscoitos e qual o prazo de validade?

Após a decoração, espere secar e coloque os biscoitos em um pote de vidro hermético. Eles duram cerca de 20 dias, fora da geladeira

Caso queira dar de presente, coloque em saquinhos ou em caixinhas com papel manteiga que irá ‘puxar’ a umidade dos biscoitos. Neste caso, é preciso tomar mais cuidado com o prazo de validade. O indicado é fazer um dia antes da entrega para que permaneçam crocantes e deliciosos.

“Quanto mais fresco, mais gostoso ele fica”, recomenda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.