Bia Kicis convida Barroso para “debate” sobre voto impresso

ccj pec composicao cnmp 868x644 1

A presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara, deputada Bia Kicis (PSL-DF), convidou o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Luís Roberto Barroso, para um “debate” sobre a implementação do voto impresso no Brasil.

O convite foi feito por meio de um vídeo publicado neste sábado (8.mai.2021) nos perfis da congressista nas redes sociais. A deputada elaborou um projeto para determinar a impressão de cédulas em papel na votação e na apuração de eleições, plebiscitos e referendos no Brasil.

Na última 3ª feira (4.mai), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), determinou a criação de uma comissão especial para discutir a proposta.

A proposta é amplamente defendida por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, que já levantaram a possibilidade de fraude nas eleições. Na última 5ª feira (6.mai), o próprio presidente afirmou que, se o projeto for aprovado no Congresso, será adotado no Brasil. “Se não tiver voto impresso, é sinal que não vai ter eleição! Acho que o recado está dado”, declarou em sua live semanal.

O presidente do TSE, por outro lado, é declaradamente contra a mudança no sistema eleitoral. Barroso disse em entrevista à GloboNews na 4ª feira (5.mai) que a aprovação do voto impresso criará um “desejo imenso de judicialização” do resultado das eleições e “o caos em um sistema que funciona muitíssimo bem”. “O nosso sistema de voto em urna eletrônica é totalmente confiável”, declarou o ministro.

Algo errado com esse post?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.