Assim como Felipe Melo, recém contratado, Danilo Barbosa pode se tornar o novo Coringa

A pedido de Abel Ferreira, o Palmeiras contratou Danilo Barbosa e, aos poucos, será possível compreender o que pretende fazer o técnico português com o novo reforço. Já em sua coletiva de apresentação, o meio-campista deixou claro que poderá atuar em diferentes funções para ajudar a equipe na contenção. Uma espécie de coringa, como foi Felipe Melo na temporada 2020/21.

Volante de origem, Danilo Barbosa também está acostumado a atuar como zagueiro. No Nice (FRA), seu último clube, chegou a compor a defesa como defensor central quando a equipe atuava no esquema 3-4-3 e também pela direita quando a disposição tática era no 4-3-3.

Situação bem semelhante à de Felipe Melo. Ainda sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, o volante passou a atuar como zagueiro e a ter mais controle na intensidade de seus desarmes. Não à toa, conseguiu reduzir o número de advertências e se consolidou como o capitão do time junto com Gustavo Gómez.

“Eu já joguei improvisado lá atrás para ajudar o momento delicado do clube, quando teve várias lesões de alguns jogadores da parte defensiva, zagueiros. Mas isso cabe ao treinador [decisão da posição]. Sou volante, mas cabe ao treinador decidir. Estou disponível independentemente da situação”, afirmou o novo reforço na sexta-feira (26).

Com a polivalência de Barbosa, Abel Ferreira amplia o seu repertório para promover mudanças no time durante a temporada. Ainda que não seja escalado na defesa, o meio-campista pode ser recuado e descolado para a função de um “falso terceiro zagueiro” a depender da situação de jogo.

No atual elenco, o Verdão conta Alan, Danilo, Felipe Melo e Patrick de Paula para a posição de volante. Danilo, formado nas categorias de base do clube, é quem tem se destacado e, somente neste início de temporada 2021 no Paulistão, aparece como o terceiro jogador com mais desarmes da equipe (5) —atrás de Renan (7) e Lucas Esteves (6).

No setor defensivo, no entanto, a dúvida está em quem pode se apresentar como a melhor opção para atuar ao lado de Gustavo Gómez. Luan, Alan Empereur e Kuscevic têm sido testados, mas ainda não convenceram a ponto de garantir permanência entre os titulares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.