Amazônia: conheça algumas belezas naturais da região
O Dia da Amazônia, celebrado no dia 5 de setembro, é uma data que ressalta a importância de conscientizar e preservar a região com a maior biodiversidade do planeta. Para homenagear o dia, o Zappeando, do último sábado (4), apresentou várias curiosidades sobre a Amazônia, e o Gshow aproveitou o embalo para listar algumas belezas naturais da região.
Encontro das Águas
O local tem uma paisagem das mais inusitadas devido ao encontro das águas azul-esverdeada do Rio Tapajós com as águas barrentas do Rio Amazonas. Um fenômeno natural onde os rios correm lado a lado por uma longa extensão, mas não se misturam.
Encontro das Águas — Foto: Divulgação
Monte Roraima
Esta montanha gigante está na divisa entre três países da América do Sul: Brasil, Venezuela e Guiana. Em seu topo encontram-se espécies endêmicas (existentes apenas naquela localidade) da fauna e da flora. De beleza ímpar, o Monte Roraima atrai tanto pesquisadores quanto aventureiros.
É protegido pelo Parque Nacional do Monte Roraima, no território brasileiro, e pelo Parque Nacional Canaima, no venezuelano. O ponto mais alto do Monte Roraima alcança 2.810 metros de altura.
Monte Roraima — Foto: Paulo Fassina, Source: Flickr, found with Wylio.com
Cachoeira do El Dorado
Considerada a maior cachoeira do Brasil, com uma queda d’água de 353 metros, a Cachoeira do Aracá está localizada em Barcelos, município do Amazonas. Apesar de atrair bastante o olhar para o turismo, o local possui difícil acesso, e a visita depende de excursões que acontecem com pouca frequência. A viagem pode levar até 12 dias, somando as paradas e os acampamentos.
A cachoeira fica dentro do Parque Estadual da Serra do Acará, que tem 1.818.700 hectares, mais especificamente na Serra do Acará, a 200 quilômetros do município de Barcelos ou a 534 quilômetros de Manaus.
Cachoeira do El Dorado — Foto: Divulgação
Arquipélago das Anavilhanas
O Parque Nacional de Anavilhanas é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza localizada no estado do Amazonas, com território distribuído pelos municípios de Manaus, Iranduba e Novo Airão. O arquipélago de Anavilhanas possui aproximadamente 400 ilhas, 60 lagos e dezenas de paranás (canais de rio) e furos (caminhos estreitos que atravessam os igapós).
Arquipélago das Anavilhanas, na Amazônia — Foto: Latinstock
Angelim Vermelho
Essa é a árvore mais alta da Amazônia e está localizada dentro de uma unidade de conservação estadual de uso sustentável, a Floresta Estadual do Parú, no Pará. A árvore tem 88 metros de altura – algo equivalente a um prédio de 24 andares.