dentro

Acne, psoríase, melasma: famosas abrem o jogo sobre seus problemas de pele

É só abrir o feed do Instagram para perceber que a adoração pelo skincare está cada vez mais  em alta, e a busca pela “pele perfeita” – uniforme, sem manchas ou espinhas – virou o objetivo de muitas mulheres ao cuidar da sua rotina de beleza com mais cuidado. 

Mas sabemos que a tal da cútis impecável é quase impossível de alcançar. Na esteira dos movimentos que pregam a aceitação corporal, também ganhou espaço o skin positivity, que mostra como é comum convivermos com questões como acne , melasma e psoríase.

Thank you for watching

Para ajudar a normalizar estes problemas, reunimos algumas famosas que já falaram abertamente do tema. Confira:

Mariana Goldfarb

Em abril do ano passado, a modelo Mariana Goldfarb apareceu sem maquiagem nos Stories do seu perfil do Instagram para mostrar aos seguidores as manchas escuras que tem no rosto. No vídeo, ela contou que muitos seguidores a questionam sobre o melasma, doença multifatorial que pode causar manchas na pele, e garantiu não ter problemas com isso. 

LEIA MAIS

— Queria com essa mensagem, de cara limpa, até mais do que deveria, dizer que não há milagre em relação ao melasma. Não há muita coisa que pode ser feita. Tem de cuidar, passar protetor solar. Isso tudo eu já faço. Já entendi, já aceitei que ele faz parte do meu corpo e de quem eu sou. Não me sinto pior por causa disso — afirmou.

Em outras publicações, Mariana costuma exibir as manchinhas e exaltar a beleza natural nas legendas.

“Tenho uma terrível mania de mostrar quem sou”, escreveu no post abaixo.

Fernanda Souza

A apresentadora Fernanda Souza, que também tem melasma, falou sobre o tema em um vídeo compartilhado no seu canal do Youtube em 2017. 

LEIA MAIS

— Sofro um pouquinho, mas já sofri mais — diz ela logo no início sobre a condição. 

Ao longo da gravação, ela conta que descobriu o melasma quando começou a notar manchas na pele do rosto na área da bochecha e do buço. Ela atribuí o desenvolvimento da doença ao fato de ter se exposto muito à luz solar sem o uso de um filtro.

— Criei essa doença por tomar sol sem filtro, que me atrapalha bastante, principalmente porque trabalho com televisão — explica.

Assista ao vídeo na íntegra:

Juliana Knust 

Mais uma para o time do melasma: a atriz Juliana Knust revelou ter a doença em um post compartilhado no seu perfil do Instagram no início deste mês. 

“Cabelos brancos, unhas e sobrancelhas por fazer, melasma aparecendo e um pouco vesga…
me julguem! O importante é estar leve”, escreveu ela em uma publicação ilustrada por uma selfie em que aparece com o rosto sem maquiagem.

Veja:

Alice Wegmann

Em agosto do ano passado, a atriz Alice Wegmann fez uma postagem para compartilhar uma situação comum a muitas de nós: a dificuldade de lidar com as espinhas, que surgem, muitas vezes, na vida adulta. A artista mostrou um “antes e depois” com imagens sem edição ou filtros para mostrar como sua pele ficou em 2019, quando a acne surgiu.

 “Eu estava com um problema hormonal. Minha pele estourou do ano passado para cá e volta e meia me batia um desânimo: “O que está acontecendo?”.  Não importava o que eu comia, o quanto eu me exercitava, ela simplesmente pipocava todinha”, relatou. 

A atriz também opinou sobre não ser comum ver mulheres com espinhas na TV e nas revistas:

LEIA MAIS

“Espinha é um treco que a mídia faz questão de não mostrar, então ficamos um pouco acuados às vezes de sair mostrando também. Bem, eis aqui e agora a minha pele para vocês!”, mostrou. “Isso não pode impedir ninguém de viver a vida livremente e fazer tudo o que quiser”.

Para finalizar, Alice lembrou a importância de consultar profissionais para tratar o problema – ela agradeceu aos médicos e recomendou que dúvidas com a acne sejam respondidas apenas por dermatologistas.

Kim Kardashian

 Talvez você não saiba, mas a socialite americana Kim Kardashian tem uma doença autoimune chamada psoríase, que provoca manchas escamosas e avermelhadas na pele. Em dezembro de 2018, a empresária tornou pública sua condição e, desde então, abordou o assunto diversas vezes em suas redes sociais.   

Reprodução / Instagram / Instagram

Em um texto publicado no Poosh, site de lifestyle de sua irmã Kourtney Kardashian, em 2019, Kim descreveu como é conviver com a psoríase, que pode ser agravada por estresse, infecções bacterianas e hábitos não saudáveis, como o consumo de álcool e o tabagismo. 

Kim, hoje com 40 anos, revelou que teve a primeira manifestação da doença aos 25. A partir dos 30, porém, as aparições das manchas se tornaram mais frequentes. Embora vaidosa e sendo uma pessoa pública, Kim afirma que tem conseguido lidar melhor com a doença, que costuma afetar a autoestima:

 “Se você tem psoríase, não pode deixá-la arruinar sua vida ou tirar o melhor de você. […]  Com todo o estresse da vida, tento garantir um tempo para mim mesma, para que eu esteja centrada e mantenha meu estresse no mínimo. Espero que minha história possa ajudar qualquer pessoa com uma doença autoimune a se sentir confiante de que há luz no fim do túnel”, escreveu. 

LEIA MAIS

No mesmo ano, em um vídeo para divulgar sua linha de maquiagens, a KKW Beauty, Kim compartilhou com os fãs como é conviver com a doença, que afeta cerca de 3% da população. Nas imagens, Kim espalha base em uma das pernas, afetada pela doença.

 —  Esse tem sido meu segredo por mais de uma década. Aprendi a viver com isso (psoríase) e não sentir vergonha, mas para os dias em que quero cobrir, uso essa maquiagem.

Confira:

Em fevereiro de 2019, Kim foi acusada pelo jornal britânico Daily Mail de estar em um dia de “pele ruim”. Incomodada com a manchete, ela usou sua conta no Twitter para lamentar a publicação e explicar que tem psoríase. Ao noticiar o fato pelo Twitter, o perfil do Daily Mail publicou: 

“Magnata da maquiagem, Kim Kardashian sofre com dia de pele ruim antes de evento de beleza”. 

A socialite rebateu: 

“É psoríase espalhada pelo meu rosto”.

O que você acha?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.