Nova frente fria causa temporais em SC e no PR
Uma nova frente fria se aproxima do sul do país, este deslocamento deve aumentar a instabilidade das áreas de Santa Catarina e metade do sul do paraná, acúmulos de até 100 milímetros são esperados para a região segundo o instituto nacional de meteorologia.
Em Florianópolis está sendo aguardado 50 milímetros de água, o que também é preocupante para a região.
No norte do estado do rio grande do sul, as chuvas serão fracas e isoladas, mas nas outras regiões o tempo deve se firmar como nublado e sem previsão de chuva o que é um alívio.
O que vai persistir no estado durante todo o fim de semana é o frio, uma variação de 13°c e 18°c, por isso doações de agasalho estão sendo requisitadas para a região.
A frente fria vai avançar no sul do Brasil, se aproximando de São Paulo, mas só vai aumentar a neblina por enquanto. as chuvas devem ocorrer em mato grosso do sul.
No norte do brasil, chuvas vão ser fortes e podem acontecer no amazonas, Pará, Amapá e Roraima. o tocantim e centro leste do acre vai ter sol dominante.
No nordeste terá chuva, em algumas áreas e sol intercalando em outras, mas nada muito preocupante no momento.
Por causa da instabilidade que está se aproximando do rio grande do sul e as chuvas que se acumularam nas últimas semanas, existe um grande alerta para novas inundações e deslizamentos de terra.
O CENADEM (centro nacional de monitoramento e alertas e desastres naturais) emitiu um alerta para possibilidade de deslizamentos de terra e novas inundações.
Foi feito um comunicado de risco geológico para os deslizamentos e de risco hidrológico para as inundações.
Uma possibilidade alta de deslizamentos nas regiões do norte catarinense, grande Florianópolis e vale do itajaí, por causa dos acúmulos de água e a previsão de chuva forte.
Um alerta moderado foi emitido para a serra gaúcha e a região metropolitana de porto alegre.
Existe uma alta possibilidade de inundação nas regiões do centro oriental e no sudeste do rio grande do sul.