VÍDEO: O novo advogado de Bolsonaro já afirmou que existem provas contundentes de que o ex-presidente tentou um golpe.
Jair Bolsonaro contratou um novo advogado para reforçar sua defesa no inquérito que investiga a tentativa de golpe de Estado no Brasil. É o advogado Celso Vilardi.
Vilardi tem experiência em casos de grande impacto, como as investigações da operação Lava Jato, tendo defendido personalidades famosas, como o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e o empresário Eike Batista. Apesar da difícil missão de provar a inocência de seu cliente, Celso Vilardi, até recentemente, não tinha dúvidas de que ocorreu um golpe de Estado no Brasil. Ele falava em “evidências claras” de que Bolsonaro estava envolvido na trama golpista.
Logo após a Polícia Federal (PF) indiciar Jair Bolsonaro e outras 39 pessoas por tentativa de golpe de Estado, Vilardi declarou, em uma entrevista ao jornalista William Waack, da CNN Brasil, que existiam “provas suficientes” de que Bolsonaro havia planejado o golpe.
Na sua vivência como advogado criminalista. Quando a polícia declara: ‘Bolsonaro participou, elaborou, teve controle direto e eficaz do golpe.’ Isso é uma coisa, a denúncia pode ser outra e o julgamento outro ainda. Porém, na sua experiência de criminalista, aquilo que o relatório traz à tona, sustenta uma afirmação como essa?”, questionou William Waack na entrevista em questão.
Celso Vilardi, portanto, foi contundente ao declarar que, até agora, sim, há evidências de que Bolsonaro está planejando um golpe de Estado.
“Não há como negar nessa altura do campeonato que existam indícios absolutamente claros a respeito de uma tentativa de golpe de estado, eu nao tenho duvida a respeito disso. Temos depoimentos consistentes. O trabalho da PF é um trabalho bem feito. Tem um general confirmando de certa forma a existência do golpe. Tem mensagens, execução, monitoramento de um ministro do STF, um plano que estava no Palácio do Planalto”, disparou à época.
Mudou de opinião
Celso Vilardi, agora que foi contratado para integrar a equipe de defesa de Jair Bolsonaro, mudou de ideia. Em vez de afirmar anteriormente que o trabalho da Polícia Federal é “excelente”, o advogado declarou, em uma entrevista à CNN Brasil nesta quarta-feira (8), que a investigação conduzida pela PF é “enviesada” e que o ex-presidente é inocente.
“Estou confiante de que ele não cometeu nenhum delito e estou pronto para defendê-lo após examinar milhares de páginas do inquérito e constatar que a atuação da Polícia Federal foi parcial”, afirmou. “Mantive uma posição muito determinada sobre o 8 de janeiro.” Não sou de direita radical. Assinei declarações em defesa da democracia. Achei que o dia 8 de janeiro não foi um domingo no parque. Contudo, entendi que preciso examinar o caso precisamente por não identificar nenhuma responsabilidade do ex-presidente”, declarou ainda.