Como fazer lírio-da-paz florir

De fácil manutenção, planta gosta solos úmidos, mas com boa capacidade de drenagem, além de meia-sombra. Especialista dá dicas para ela crescer e florir bem

Planta fácil de cuidar e muito comum em canteiros, o lírio-da-paz é uma boa espécie para iniciar a prática de jardinagem. “Ela é da família Araceae. Apesar de ser típica de floresta tropical, não é do Brasil, mas aqui se adaptou muito bem”, diz Mônica Pinto, professora de paisagismo e jardinagem do Senac RJ.

Leia também:

Idosa usava pedra de R$ 6 milhões como peso de porta sem saber o valor

Neymar encanta ao exibir intimidade com Bruna Biancardi e Mavie na Arábia Saudita; veja fotos

LEIA MAISConfira a lista de plantas ornamentais venenosas

As melhores plantas para o quarto

5 plantas para presentear e seus significados

Com o nome científico Spathiphyllum wallisii e conhecido também como bandeira-branca, o lírio-da-paz tem como marca, em sua estrutura, a folhagem branca, ao topo, que lembra uma flor. No entanto, a verdadeira flor é seu espádice, uma estrutura amarelada que lembra uma pequena espiga. “É uma inflorescência, são várias flores minúsculas que só vamos ver bem com microscópio”, explica.
Lírio-da-paz: como cuidar

De baixa manutenção, a espécie gosta de solo úmido, mas com boa capacidade de drenagem. Ou seja, nada argiloso ou compacto. Essa característica permite a passagem de oxigênio, necessário para ela se desenvolver bem e florescer.
Lírio-da-paz: planta tem como marca folhagem branca ao topo com espádice — Foto: Anna Blazhuk / Getty Images
Plantas:
Como ter plantas em casa: cuidados e ambientes
Plantas dentro de casa: 10 espécies para ter já
5 dicas indispensáveis para o cultivo de plantas em casa

“Se não for dessa forma, as raízes apodrecem”, ressalta Mônica. “É mais fácil matar um lírio-da-paz afogado que desidratada. Ele fica com folhas murchas porque suas raízes estão apodrecendo”.

Lírio-da-paz: espécie gosta de solos úmidos e meia-sombra — Foto: Getty Images
Para ela crescer bem e dar flores, também opte por plantá-la em ambiente adequado, de meia-sombra. Se o intuito é deixá-la em vasos, em áreas internas, os posicione próximos as janelas, para poderem receber luminosidade. “Você vai ter uma planta mais saudável e com mais flores se não for uma meia-sombra severa, se houver uma permeabilidade de luz solar, isso vai ajudar na brotação”.