Morte de Silvio Santos é tabu no SBT, e equipe da emissora paralisa com notícia
Segundo as informações do portal de notícias da UOL, enquanto a Globo cancelou a programação tradicional para cobrir sobre a morte de Silvio Santos (1930-2024), o SBT manteve sua grade normal e exibiu desenhos durante a manhã até as 11h30. Na emissora, a atitude não é exatamente uma surpresa –a possibilidade de o comunicador partir sempre foi tratada como tabu nos bastidores.
Agora que o dia chegou, os funcionários não sabiam como reagir nem o que fazer. Silvio nunca gostou de ser notícia em vida, e isso segue valendo para sua morte. O Notícias da TV apurou com funcionários da emissora que ele teria solicitado que sua partida não ofuscasse um dia de leveza e descontração para seu público. Até adiantar material para um eventual obituário seria algo proibido na redação. A princípio, para respeitar o desejo do patrão, a proposta era não derrubar nenhum programa da grade deste sábado (17) para dar ao dono da emissora uma homenagem do tamanho que ele merece.
A equipe de Jornalismo, no entanto, tentou contornar essa decisão e entrar antes no ar, em vez de esperar o SBT Brasil. Às 19h45. Às 11h30, a factual levou a melhor, e um desenho de Scooby-Doo foi interrompido para o plantão noticioso. Não seria a primeira vez que o SBT seguiria a vida normalmente, apesar de uma notícia desse tamanho. A internação inicial de Silvio Santos, em 17 de julho, chegou a ser negada pela própria emissora em um primeiro momento. Só no dia seguinte, quando não era mais possível evitá-la, a informação foi confirmada durante o matinal Chega Mais, mas com uma breve nota da assessoria, sem muito alarde.
O primeiro pronunciamento do SBT sobre o tema foi uma nota divulgada em suas redes sociais e disparada pela assessoria de imprensa, que tenta manter um tom positivo e esperançoso.