Samambaia: como cuidar da queridinha dos ‘pais de planta’

A samambaia (Tracheophyta) é uma planta ornamental presente nas casas brasileiras há muitas décadas. A variedade samambaia paulistinha, em especial, vem ganhando popularidade também nos últimos anos entre os jovens adultos que se consideram “pai/mãe de planta”.
Leia mais

Segundo Pit, bióloga especializada em botânica pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), o que torna essa planta tão comum é a facilidade com que ela se adapta em vasos e a necessidade de pouca luz, sendo considerada perfeita para ambientes pequenos como os apartamentos.

Em entrevista à Globo Rural, a especialista conta o passo a passo de como plantar e cultivar a samambaia:
Plantio

A samambaia é uma pteridófita, portanto ela não tem flores ou sementes, a forma de propagar a planta é através dos esporos que ela produz em suas folhas.
Pit explica que para o plantio desses esporos, é necessário que o vaso seja largo e esteja forrado com um ‘agente drenante’, uma vez que a samambaia tem suas raízes pouco profundas e precisam drenar bem a água.
O solo deve ser um substrato macio rico em material fibroso como a casca de fibra de coco e esfagno.
+ GR Responde: samambaias não produzem flores
Rega

Segundo a bióloga, a rega é o momento em que as pessoas podem errar no cuidado com as suas samambaias.
A planta requer que o solo esteja sempre úmido, necessitando serem regadas praticamente diariamente dependendo da região do país e da estação do ano.
Caso a planta fique seca por alguns dias e começar a cair as folhas, Pit conta que para salvá-la é só fazer uma poda diretamente no caule e esperar até 15 dias para a samambaia voltar a produzir folhas.
Luminosidade

As samambaias necessitam de um ambiente bastante iluminado e com ventilação, entretanto, a exposição ao sol direto pode ser prejudicial à planta igualmente caso a planta esteja em um ambiente muito escuro.
Para a bióloga, um bom indicativo de que a samambaia necessita de um lugar mais iluminado é a presença de cochonilhas nas folhas.
Mudas

Quando a planta crescer, se desenvolver e começar a aparecer seus rizomas – uma espécie de cipó que aparece nos vasos- é só colocar outro recipiente ao lado com solo rico em substrato e posicionar este rizoma no outro recipiente.

O rizoma então irá se enraizar no segundo recipiente e entre 15 e 30 dias, dependendo da região, começará a aparecer as folhas. Quando isto acontecer, pode cortar o rizoma que liga os dois vasos.
+ Como fazer adubo orgânico com restos de alimentos
+ Como fazer adubo caseiro? 7 opções para usar em plantas e flores
Adubação

Quanto ao adubo, húmus de minhoca e outros adubos orgânicos como casca de ovo podem se adaptar bem ao solo.
Se cultivada no em um vaso, é necessário adubar a samambaia cerca de uma vez por mês, já se tiver sido plantada diretamente em um jardim, até 4 vezes no ano já é o suficiente, afirma a influenciadora.