dentro

9 Ervas medicinais para aliviar as dores no corpo

Quando falamos sobre utilizar plantas e ervas medicinais para tratar dores no corpo, muitas pessoas pensam que isso é besteira e correm logo para os fármacos. Mas apesar do efeito dos remédios ser mais rápido, o chá feito de ervas medicinais também pode ajudar muito a tratar dores e outros tipos de problemas de saúde.

Essa preferência se dá porque muitos acabam confundindo as plantas medicinais com remédios fitoterápicos, quando na verdade tratam-se de coisas bem diferentes. Enquanto as ervas e as plantas medicinais são totalmente naturais, os fitoterápicos passam por alguns processos até que se comprove que são realmente eficazes em humanos.

Por mais que tratamentos fitoterápicos estejam em alta, é importante que as pessoas saibam diferenciar um tratamento com fitoterapia da ingestão de ervas medicinais, visto que são coisas bem diferentes.

Ainda assim, apesar das diferenças, ambos são sempre bem vindos. Porém, mesmo que estejamos falando de tratamentos naturais, é importante consultar um médico especializado antes da ingestão de qualquer medicamento fitoterápico ou de algum tipo de chá preparado com ervas medicinais.

E agora que você já conhece um pouco sobre as diferenças entre esses dois tratamentos, o que acha de conhecer algumas ervas que são excelentes para aliviar dores musculares? Então continue lendo, e conheça 9 chás de ervas medicinais para aliviar dores musculares.

9 chás de ervas medicinais para dores musculares

É claro que existem muitos tipos de ervas e plantas medicinais que podem ajudar a cuidar de dores musculares, mas as 9 que falaremos a seguir são mais conhecidas e mais fáceis de encontrar.

Alecrim

Por mais que o alecrim seja uma erva medicinal bastante conhecida por ajudar na digestão, ele também possui propriedades anti-inflamatórias que agem não somente nos músculos, mas também nas juntas e nos vasos sanguíneos.

Arnica

Está achando o nome familiar? Talvez seja porque você já conhece a Arnica como “margarida da montanha”, visto que suas pétalas são extremamente semelhantes às pétalas das margaridas.

A Arnica não possui somente propriedades anti-inflamatórias, mas também analgésicas e, por conta disso, é muito utilizada no tratamento de lesões musculares como torções, por exemplo.

Camomila

O chá de Camomila é muito utilizado por conta do seu efeito calmante. Mas além de acalmar os nervos, este chá também é capaz de acalmar os músculos, sendo perfeito no caso de uma câimbra, por exemplo, a qual pode ser muito dolorosa.

Carqueja

A carqueja é uma planta medicinal extremamente fácil de ser encontrada, pois costuma crescer no acostamento de estradas. Na região Sul do Brasil, é uma planta bastante conhecida, visto que é utilizada no preparo do chimarrão e também em algumas receitas de chás emagrecedores.

Além dessas utilidades, a carqueja é uma erva medicinal extremamente poderosa no trato das dores musculares.

Folha de Louro

A propriedade anti-inflamatória que a folha de louro possui é muito poderosa, e por isso seu chá é excelente para tratar as dores musculares. E claro, ter algumas folhas de louro em casa é sempre bom, principalmente por conta do sabor delicioso que garante para alguns pratos.

Gengibre

O gengibre é uma erva medicinal repleta de benefícios, e suas propriedades analgésicas e anti-inflamatórias são apenas alguns deles. O gengibre é tão poderoso contra as dores musculares, que muitos atletas costumam ingerir o chá desta erva todos os dias em sua rotina pós treino.

Mulungu

Assim como a carqueja, a erva mulungu também possui diversos nomes diferentes como bico-de-papagaio, canivete, corticeira, sapatinho-de-judeu e amansa-senhor.

E por mais que ela seja conhecida e utilizada como calmante para pessoas que têm depressão, ansiedade ou que sofrem de histeria, ela também é excelente para tratar dores musculares, pois seu efeito nos músculos é parecido com o da camomila.

Sálvia

A sálvia é tão versátil quanto o louro, e pode ser utilizada tanto na culinária, quanto como anti-inflamatório, sendo outra erva medicinal muito boa para tratar dores musculares.

Unha de Gato

Por fim, temos a unha de gato, uma planta que não é muito conhecida mas é perfeita para cuidar de dores musculares. Trata-se de uma planta tipo trepadeira, com muitas folhas de cor verde clara e alguns espinhos bastante curvados que se assemelham muito às unhas de um gato.

É sempre bom buscar utilizar essas ervas medicinais “in-natura” para o preparo dos chás, mas nem sempre é fácil encontrá-las ou ter uma muda para plantar. Nesses casos, uma boa opção é encontrar uma farmácia de manipulação online que ofereça essas ervas em pó, em cápsulas, ou até mesmo secas para o preparo dos chás.

De toda forma, é importante investir na ingestão desses tipos de chás feitos de ervas medicinais para cuidar de dores musculares, pois além deles serem naturais, seus benefícios não são somente para tratar as dores, mas também podem ajudar o organismo de muitas outras formas.

O que você acha?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.