8 Sinais de problema na tireoide

Sinais de problema na tireoide 758x396 1

A tireoide é uma glândula em formato de borboleta, localizada no pescoço. Essa glândula é responsável pela produção dos hormônios triiodotironina (T3) e tiroxina (T4) que ajudam no bom funcionamento do cérebro, coração, rins e fígado.

Nas crianças e adolescentes, a tireoide atua no crescimento, no ganho de peso, nas funções cognitivas – como a memória, e regula os ciclos menstruais nas meninas.

Quando a glândula tiroide não está produzindo e secretando hormônios da forma que deveria, pode ser um sinal de hipotireoidismo (funcionando pouco) ou hipertireoidismo (funcionando de forma exagerada).

Em todos os casos, os sintomas se manifestam em várias partes do organismo, afetando a rotina e a qualidade de vida. Veja quais são esses sinais para saber quando é hora de buscar ajuda médica.

1. Perda ou aumento de peso

Quando não há razão aparente para o aumento ou a perda rápida de peso, esse é um dos sinais de problema na tireoide. Mesmo sem mudar a rotina alimentar ou ter alterações nas atividades do dia a dia, a pessoa percebe que está aumentando de peso (hipotireoidismo) ou perdendo peso rápido (hipertireoidismo).

2. Problemas de memória e concentração

Existem várias condições de saúde que podem trazer problemas de memória e de concentração, inclusive a fase da menopausa. Mas esse também é um sinal de problema na tireoide. A dificuldade em se concentrar é um sinal do hipertireoidismo, enquanto o esquecimento frequente é um sinal do hipotireoidismo.

3. Alterações de humor

No caso do hipertireoidismo, que acelera o organismo, a pessoa pode sentir irritabilidade, agitação e ansiedade. No hipotireoidismo, que desacelera o corpo, a pessoa pode sentir tristeza constante e até entrar em um estágio de depressão, caso não busque tratamento assim que notar as mudanças de comportamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.