8 Receitas com kefir: ideias doces para aproveitar melhor seu probiótico

ideias de receitas com kefir

O kefir é uma bebida probiótica muito antiga, com registros de seu consumo datados de mais de 4 mil anos, na região das montanhas do Cáucaso, entre o Mar Negro e o Mar Cáspio, na Eurásia. Ele é, basicamente, um leite fermentado. Essa fermentação ocorre naturalmente quando bactérias e lactobacilos alimentam-se do açúcar do leite e provocam a fermentação. Como essas bactérias e lactobacilos são dos tipos que compõem a microbiota humana, essa bebida é um excelente repositor da microbiota intestinal e do sistema imunológico, fortalecendo muito a saúde. Se você já cultiva o seu em casa, ou pretende cultivar, aproveite para conhecer algumas receitas com kefir para tirar melhor proveito dessa poderosa bebida.

Veja também: como cuidar de kefir de água e de leite

Receitas para fazer usando kefir

Para começar o seu cultivo de kefir é como começar a cultivar uma planta: você precisa conseguir uma muda. Essa muda é composta por uma pequena colônia de micro-organismos (bactérias e lactobacilos) que chegam até você congelados e por meio de doação de alguém que já cultiva.

PUBLICIDADE

Somente depois de ativar o seu kefir e obter a primeira bebida boa para consumo é que você pode começar a utilizá-la para fazer as receitas com kefir que vai ver a seguir. A escolha entre dar água com açúcar, suco de fruta ou leite para o seu kefir “comer”, é sua.

Publicidade

1. No suco de uva

Essa não é uma receita para fazer depois que já tem o kefir, mas sim, uma receita de como cultivar seu kefir no suco de uva, que é uma das opções de cultivo. Quer dizer que em vez de você colocar leite ou água com açúcar no potinho para a muda de alimentar, você vai colocar diretamente suco de uva, que também tem bastante açúcar natural da fruta, e vai virar um suco probiótico. Depois, a partir desse suco, você pode criar outras receitas ou tomar puro mesmo. Confira no vídeo como fazer.

2. Suco de laranja

Já se você preferir fazer kefir de água para ser mais neutro e poder usar em várias receitas diferentes, pode pegá-lo e transformar em suco de diferentes frutas. É só misturar a água fermentada com a fruta da sua preferência, como se faz um suco comum. Ele fica até parecendo um refrigerante natural porque a água é fermentada. Muito melhor para oferecer às crianças. Veja como fazer:

Publicidade

3. Gelatina com iogurte de kefir

Se você preferir cultivar kefir de leite, vai poder extrair dele o iogurte. Depois é só misturar com gelatina do sabor que desejar e vai resultar em uma gelatina cremosa, ótima sobremesa para deixar a família comer à vontade. O preparo é bem simples. Só precisa fazer a gelatina normalmente, misturando na água quente e fria, depois adicionar ao iogurte do kefir. Veja o processo no vídeo:

Publicidade

4. Pudim com caramelo

Outra sobremesa bem simples e que fica ótima para fazer com kefir de leite é o pudim. Quem diria que é possível servir um pudim de leite mais saudável para comer no fim de semana? Essa receita mostra que é possível, e nem precisa abrir mão do caramelo que vai por cima, nem do leite condensado que vai na receita. O importante é nunca aquecer o kefir. Então, mesmo comendo uma sobremesa doce é possível obter os benefícios da bebida. Veja como preparar:

5. Sorvete de morango

Mais uma opção de sobremesa mais saudável é o sorvete à base de kefir. Veja como fazer desde a fase de dessorar o quefir, que é para deixá-lo com textura de iogurte, até a adição de leite em pó, adoçante culinário ou açúcar, e também morangos frescos. É simples, prático e saudável, perfeito para o verão. Veja a receita:

Publicidade

6. Tortinha de limão com cream cheese de kefir

Quer surpreender seus convidados depois de um almoço ou jantar? Essa sobremesa servida em taças é uma ótima pedida. Você vai precisar de leite condensado, limão, cream cheese de kefir, iogurte de kefir e raspas de limão ou de chocolate para decorar as tortinhas e deixá-las mais apetitosas para servir. Veja o passo a passo:

Publicidade

7. Picolé cremoso

Se é possível fazer sorvete, é claro que você também pode fazer picolé cremoso à base do seu kefir de leite dessorado. Nesse vídeo você vai aprender a fazer picolé cremoso de morango e também de coco para ter mais opções e deixar todos em casa com água na boca. Veja como é simples:

8. Bolo com kefir de leite

Você pode tranquilamente preparar um bolo caseiro delicioso usando o kefir de leite na sua receita. De modo geral, ele serve como substituto para o leite, só não pode ser fervido sozinho, ou os micro-organismos morrem. Mesmo aquecendo o kefir no forno, ele ainda oferece boas propriedades à saúde. Veja o que vai precisar para fazer um bolo bem fofinho e saudável:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.