dentro

8 benefícios que os idosos tem e não sabem

Milhares de idosos, não se encontram cientes atualmente, portanto, possuem direito a uma série de benefícios! Confira: 

Os idosos quando conseguem a concessão de suas aposentadorias do INSS, além de receber esse benefício, possuem direito a uma variedade de benefícios

Desconto em atividades de lazer:

Conforme o Estatuto do Idoso, idosos com a partir de 60 anos de idade, possuem o direito em ter um desconto de meia entrada em atividades de lazer. Como, por exemplo, atividades esportivas, artística e cultural. Para os idosos ter acesso e este desconto, basta só mostrar RG.

Gratuidade no transporte público: 

Os idosos com a partir de 65 anos de idade, apresentando a carteira de identidade, então já é o suficiente para comprovar e ter acesso ao benefício. Portanto, em muitos municípios, é necessário os aposentados fazer um cadastro, para desse modo, obter passe ou bilhete eletrônico.

Isenção de IPTU:

Os idosos conseguem ter acesso a uma isenção de IPTU, portanto, é necessário o idoso se dirigir até à prefeitura de seu município. Contudo, a isenção é de acordo com a legislação municipal. Em muitos municípios, a isenção pode não estar disponível.

Isenção de Imposto de Renda:

É possível os idosos então ter concessão de isenção do imposto de renda parcial ou total.

  • Isenção parcial: Os idosos com a partir de 65 anos, conseguem a isenção parcial do tributo, dessa forma, não pagam tributos sobre os R$1.499,15.
    Desse modo, o valor garantido a todos cidadãos conforme com a tabela progressiva, e sobre outros R$1.499,15 por terem acima de 65 anos.
  • Isenção total: Os idosos portadores de doenças graves, como, por exemplo, câncer, AIDS e paralisia irreversível, conseguem ter concedido isenção total.

Limite de reajuste em planos de saúde:

Não deve ocorrer aumento na cobranças das mensalidades dos planos de saúde, para idosos com a partir de 60 anos.

Desconto de viagens: 

Conforme o programa Viaja Mais Melhor Idade, idosos com a partir de 60 anos, conseguem acesso a vários descontos com parceiros, agências e hotéis.

Prioritários em processos judiciais:

Idosos com a partir de 60 anos de idade, contudo, possuem direito em furar a fila de espera em processos judiciais. Dessa forma, se torna necessário solicitar ao seu advogado, um requerimento solicitando esse benefício à Justiça.

Prioritários em programas habitacionais:

Idosos com a partir de 60 anos, conseguem a prioridade para ter a concessão a casa própria em programas habitacionais públicos. Dessa forma, para os idosos acessarem a este benefício, é necessário entrar em contato juntamente com a empresa responsável.

O que você acha?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.