7 truques que farão suas roupas saírem ainda mais limpas da lavadora

IMG 20210808 004850

Conheça sete truques muito fáceis de serem postos em prática que potencializarão o desempenho da sua lavadora, deixando suas roupas ainda mais limpas.

Quem não gosta do cheirinho de roupa limpa, não é mesmo?

Com a invenção da máquina de lavar roupas elétrica, essa atividade essencial para a vida moderna ganhou uma grande força.

Hoje pessoas ocupadas e com pouco tempo disponível podem se utilizar de suas lavadoras para fazer a higienização das suas roupas de maneira muito mais prática.

Porém, entre tantos modelos de lavadoras de roupa disponíveis no mercado, existem aqueles que não têm um desempenho tão elevado.

E até mesmo os melhores modelos desses equipamentos podem ter seu desempenho melhorado, quando utilizamos os truques certos.

Foi pensando nisso que trouxemos este artigo para lhe ensinar sete truques simples que vão potencializar o uso da sua máquina de lavar, deixando suas roupas ainda mais limpas.

7 truques para deixar as roupas ainda mais limpas

Limpar a lavadora periodicamente

Este é, sem dúvidas, o truque mais importante e que funciona até como uma palavra de ordem para as pessoas que pretendem não apenas ter roupas mais limpas, como também estender a vida útil da sua lavadora.

Por ser um aparelho que trabalha com a limpeza de tecidos, a lavadora pode acumular muita sujeira em seus dutos e compartimentos internos.

Por isso é imprescindível que o equipamento seja limpo pelo menos uma vez a cada dois meses.

Existem diversas técnicas para lavar a máquina da forma correta, fazendo o uso de produtos específicos para a limpeza do equipamento e até produtos alternativos como vinagr

Limpar o filtro da lavadora

o filtro da máquina de lavar é uma peça-chave para a qualidade da lavagem de roupas que o equipamento oferece.

É exatamente no filtro que ficam depositadas as impurezas retiradas dos tecidos lavados na máquina.

Um filtro que não é limpo com regularidade prejudica o desempenho da lavadora e pode até mesmo despejar sujeira nas roupas que forem lavadas.

Portanto, é imprescindível que a limpeza dessa peça ganhe um destaque e seja feita talvez até mais frequentemente que a limpeza geral da máquina.

O tempo entre cada limpeza de filtro dependerá do uso que se dá ao equipamento, mas geralmente será igual ao da limpeza da máquina de forma geral, que deve ser feita a cada dois meses.

Deixar a tampa da lavadora aberta ao fim de uma lavagem

A maioria das pessoas fecha a tampa da lavadora ao término de um ciclo de lavagem, porém isso não é o correto a se fazer.

A prática faz com que toda a umidade presente na lavadora seja potencializada, provocando a proliferação de mofo no interior do equipamento, por exemplo.

Por isso a dica aqui é deixar a lavadora com a tampa aberta por alguns minutos após a lavagem para que seu interior seque mais rapidamente.

Uma dica para ajudar na dispersão dos odores da lavadora é colocar um pouco de vinagre dentro da máquina quando for deixá-la secando.

Usar bicarbonato de sódio

Algumas roupas têm manchas difíceis de sair, provocadas por suor, sangue, fluidos corporais.

Para resolver esse problema, basta adicionar um pouco de bicarbonato de sódio em pó ao compartimento de produtos de limpeza da máquina quando for lavar as roupas manchadas.

A quantidade dessa substância a ser usada dependerá da quantidade de roupas a serem lavadas, mas geralmente não passa de duas colheres de sopa.

Desabotoar, desenrolar, desprender, abrir

Esta dica pode parecer até boba, mas faz referência a uma mania comum na hora de lavar as roupas.

Muitas pessoas colocam as roupas “de todo jeito” na máquina de lavar, e isso pode impedir que as vestes sejam lavadas de forma correta.

Antes de colocar principalmente camisas e blusas na lavadora, certifique-se de que todos os botões estão soltos, velcros descolados, golas levantadas, zíperes abertos e o tecido completamente estirado, sem enrolações como as feitas em mangas de camisas sociais.

Essas dobraduras feitas nas roupas impedem que produtos como sabões e alvejantes tenham ação efetiva na hora de penetrar no tecido para remover as impurezas.

Usar percarbonato de sódio

Anteriormente falamos dos benefícios do bicarbonato de sódio quando usado na lavagem das roupas, agora falaremos do “percarbonato de sódio”, que é outra substância.

O percabonato (você encontra em lojas especializadas em produtos químicos ou na internet) age como um poderoso alvejante para roupas encardidas, por exemplo.

Além disso, ele também “devolve” a cor e a vivacidade de roupas coloridas, se usado na quantidade certa.

Então, não custa nada adicionar um pouco do produto ao compartimento de material de limpeza da máquina quando fizer uma lavagem.

Usar óleos essenciais

O uso de certos tipos de amaciantes e sabões para dar perfume às roupas pode acabar tendo efeitos colaterais, pois alguns desses produtos têm o potencial de manchar roupas.

Os óleos essenciais, sejam de origem natural ou industrializados, são usados para perfumar ambientes e são usados até mesmo como perfume por algumas pessoas.

Se as roupas e/ou tecidos não precisarem da ação de um amaciante, e a intenção for a de apenas perfumar as peças a serem lavadas, os óleos essenciais são uma ótima opção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.