7 alimentos para aumentar a inteligência e a memória

Sem titulo 344

Os alimentos são fundamentais para garantir a nossa saúde, tanto a física como a mental. E podem até ajudar a melhorar a inteligência.

Neste artigo, você vai conhecer sete alimentos que ajudam a aumentar a inteligência e a memória de forma saudável.

As vitaminas e os nutrientes de cada alimento que consumimos são capazes de gerar estímulos no nosso organismo e auxiliar no desenvolvimento de capacidades como memória e inteligência!

É isso mesmo que você está pensando: o que você come pode estar influenciando, diretamente, na sua capacidade de memorizar as coisas, e no nível de inteligência.

Por isso, vamos mostrar agora quais são os sete melhores alimentos para aumentar a sua inteligência e ajudar na sua memória.

7 alimentos para aumentar a inteligência e a memória

Estes sete alimentos que estão listados abaixo ajudarão você a melhorar a sua concentração, o rendimento intelectual, a capacidade de resposta, elevar a memorização, promover o bem-estar físico e mental e prevenir o envelhecimento.

Confira agora quais são eles!

Espinafre, acelga e verduras verdes

As verduras verdes, como espinafre e acelga, por exemplo, possuem uma grande quantidade de potássio, um elemento essencial para aumentar a velocidade de resposta do cérebro.

Além dele, essas verduras também são ricas em antioxidantes, que previnem o envelhecimento do cérebro, vitaminas A, C e E, zinco, magnésio, cálcio e ferro.

Essa combinação de nutrientes atua auxiliando o cérebro a pensar de forma mais rápida e clara, ajudando na memória e na inteligência.

O déficit de potássio ou de qualquer outro micronutriente no organismo prejudica a oxigenação do cérebro.

Peixes e mariscos

Peixes e frutos do mar possuem ômega 3 e fósforo, dois componentes essenciais para promover a memória e o transporte de sangue e nutrientes ao cérebro.

Além disso, o ômega 3 reduz o risco do desenvolvimento de doenças cerebrais, como o mal de Alzheimer.

Ovos

Os ovos são fontes de proteína e possuem diversos aminoácidos essenciais para o corpo, o que favorece a memória e estimula o pensamento.

No entanto, é necessário ter cuidado em como eles são produzidos, para evitar o aumento de calorias e torná-los alimentos não saudáveis.

O ideal é que sejam cozidos ou fritos com pouco azeite.

Frutas secas

As amêndoas e castanhas são petiscos perfeitos para o dia a dia por serem ricas em ômega 3 e 6.

Por isso, são bons alimentos para aumentar a inteligência e a memória de quem as consome regularmente.

As frutas secas possuem melatonina, um antioxidante que ajuda a melhorar o sono, além de serem ótimos antidepressivos para o cérebro. 

Mas cuidado com as quantidades.

As frutas secas costumam ser calóricas e oleosas.

Portanto, consuma uma quantidade pequena por dia.

Chocolate

O cacau é um antioxidante muito potente para retardar o envelhecimento do corpo e da saúde mental, prevenindo a deterioração da memória.

Além disso, também ajuda a aumentar o volume sanguíneo no cérebro, gerando estímulos positivos.

Mas, como o elemento principal é o cacau, e não o açúcar, opte por chocolates orgânicos, e com um percentual de cacau maior (a partir de 70%).

Pois o chocolate a o leite quase não trará benefícios no longo prazo.

Azeite de oliva extravirgem

O azeite de oliva extravirgem também ajuda a aumentar a inteligência e a memória.

Ele protege a memória, favorece o aprendizado e reduz os riscos de sofrer com enfermidades cardiovasculares no longo prazo.

Por isso, vale a pena inserir o azeite na sua dieta no dia a dia, mas em pouca quantidade, pois é um óleo muito calórico.

É claro que ter uma boa alimentação é essencial para garantir a nossa saúde física e mental, gerando estímulos positivos e evitando o envelhecimento precoce do cérebro.

No entanto, é importante ressaltar a necessidade de aliar a alimentação à prática de atividades físicas, que garantem muito mais saúde e, ao mesmo tempo, treinam muito mais o nosso cérebro, promovendo uma melhoria constante e com duração de longo prazo.

Água

A água é essencial para melhorar o estado de ânimo do ser humano e favorecer a oxigenação do cérebro.

Ao consumir a quantidade de água correta por dia, o rendimento cerebral certamente aumentará.

Por isso, beber cerca de dois litros de água diariamente é essencial para que o cérebro funcione como deve e não acabe se contraindo e reduzindo o rendimento com o tempo.

Leave a Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.