6 remédios para aliviar a dor de dente

download 3 1

Alguns remédios, como os anestésicos locais, os anti-inflamatórios e os analgésicos são uma boa opção para aliviar rapidamente a dor de dente, pois são capazes de atuar no local da dor, criando uma ação anestesiante ou diminuindo a inflamação. 

No entanto, este tipo de remédios não trata a causa da dor de dente, especialmente se existir uma infecção, o que faz com que os sintomas possam ser atenuados, mas a inflamação continue se agravando. Assim, os remédios só devem ser utilizados com orientação do médico ou quando não existir suspeita de um problema mais grave, como acontece no nascimento dos dentes do siso.

Nos casos em que a dor é muito intensa ou não melhora após 2 dias, mesmo com o uso dos remédios, é aconselhável consultar um dentista para avaliar o dente afetado e iniciar o tratamento mais adequado, que pode incluir o uso de antibióticos, por exemplo.

Os principais remédios que podem ser utilizados para tratar a dor de dente são:

1. Anestésicos locais 

Os anestésicos locais indicados para a dor de dente agem diretamente nos nervos do dente permitindo um alívio muito rápido da dor e incluem:  

  • Benzocaína em gel 200 mg/g (Benzotop): a dose recomendada é de 0,5 g do gel para aliviar a dor, sendo que a dose máxima por dia é de 2 g;
  • Lidocaína pomada 50 mg/g (Xylocaína): a dose recomendada é de 1 a 5 g da pomada para aliviar a dor, sendo que a dose máxima por dia é de 20 g.

Uma forma de usar a benzocaína gel ou a lidocaína pomada é colocar a dose recomendada em uma gaze limpa e passar no dente que tem a dor.

Os anestésicos locais podem ser comprados em farmácias e drogarias, no entanto, recomenda-se consultar o dentista antes de comprar, pois esses anestésicos não devem ser usados por quem tem alergia a anestesias, por grávidas, por pessoas que usam medicamentos para arritmia cardíaca, como a amiodarona, ou medicamentos para pressão alta, como atenolol, propranolol ou carvedilol, por exemplo.  

2. Paracetamol

O paracetamol é um analgésico que pode ser usado para dor de dente leve a moderada e pode ser encontrado na forma de comprimidos ou de solução em gotas. As doses de paracetamol que podem ser utilizadas para dor de dente são: 

  • Paracetamol comprimido revestido de 500 mg: a dose recomendada para adultos é de 1 a 2 comprimidos, 3 a 4 vezes ao dia, antes ou após as refeições. A dose máxima por dia é de 8 comprimidos de paracetamol 500 mg;
  • Paracetamol comprimido revestido de 750 mg: a dose recomendada para adultos é de 1 comprimido, 3 a 5 vezes ao dia, antes ou após as refeições. A dose máxima por dia é de 5 comprimidos de paracetamol 750 mg;
  • Paracetamol gotas: a dose recomendada para adultos é de 35 a 55 gotas, a cada 4 a 6 horas, no período de 24 horas. A dose máxima por dia de paracetamol é de 275 gotas tomada em doses divididas de no máximo 55 gotas.

O paracetamol pode ser comprado sem receita, no entanto, recomenda-se consultar o dentista antes de comprar, pois o paracetamol não deve ser usado por quem tem doença no fígado ou rins ou alergia ao paracetamol. 

3. Dipirona

A dipirona é outro analgésico indicado para dor de dente leve a moderada e pode ser encontrado na forma de comprimido ou de solução em gotas. As doses recomendadas de dipirona são: 

  • Dipirona comprimido de 500 mg: a dose recomendada para adultos é de 1 a 2 comprimidos até 4 vezes ao dia;
  • Dipirona solução oral 500 mg/mL: a dose recomendada para adultos é de 20 a 40 gotas por dia, no máximo 4 vezes ao dia.

A dipirona é contra indicada para bebês com menos de 3 meses de idade ou que pesam menos de 5 Kg, nos 3 primeiros e 3 últimos meses de gravidez, e por pessoas que têm alergia a dipirona.

4. Ibuprofeno

O ibuprofeno é um anti-inflamatório indicado para o alívio da dor de dente que age reduzindo a produção de substâncias que causam a inflamação e também atua como analgésico, reduzindo a dor de dente. 

Este anti-inflamatório pode ser encontrado na forma de comprimido e a dose usada para dor de dente é de 1 ou 2 comprimidos de 200 mg de 8 em 8 horas, após as refeições. A dose máxima por dia é 3.200 mg que corresponde até 5 comprimidos por dia.

O ibuprofeno não deve ser usado por pessoas que têm alergia ao ibuprofeno e em casos de gastrite, úlcera gástrica, sangramento gastrointestinal, asma ou rinite. O ideal é fazer um aconselhamento com o dentista para garantir o uso seguro do ibuprofeno.

Além disso, o ibuprofeno não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação e por bebês menores de 6 meses de idade. 

5. Naproxeno

O naproxeno, assim como o ibuprofeno, é um anti-inflamatório que tem ação analgésica, que age diminuindo a dor de dente. Pode ser encontrado na forma de comprimidos em duas doses diferentes que incluem:

  • Naproxeno comprimidos revestidos de 250 mg: a dose recomendada para adultos é de 1 comprimido de 250 mg, 1 a 2 vezes por dia. A dose máxima por dia é de 2 comprimidos de 250 mg.
  • Naproxeno comprimidos revestidos de 500 mg: a dose recomendada para adultos é de 1 comprimido de 500mg, 1 vez ao dia. A dose máxima por dia é de 1 comprimido de 500 mg.

O naproxeno é contra indicado para pessoas que já fizeram cirurgia cardíaca, mulheres grávidas ou em amamentação, crianças com menos de 2 anos de idade e em casos de doenças no estômago como gastrite ou úlcera gástrica.

É importante consultar o dentista antes de tomar o naproxeno para que possa ser avaliada qualquer contra indicação para seu uso.

6. Ácido acetilsalicílico 

O ácido acetilsalicílico, mais conhecido como aspirina, é um anti-inflamatório que pode ser usado para dor de dente pois reduz a produção de substâncias que causam a inflamação, além de ter ação analgésica reduzindo a dor. Pode ser encontrado na forma de comprimidos de 500 mg e a dose recomendada para adultos é de 2 comprimidos a cada 8 horas ou 1 comprimido a cada 4 horas, após a alimentação. Não se deve tomar mais de 8 comprimidos por dia.

A aspirina não deve ser usada por grávidas, crianças com menos de 12 anos ou por pessoas com problemas no estômago ou no intestino, como gastrite, colite, úlcera ou sangramentos. Além disso, pessoas que usam regularmente a aspirina como anticoagulante ou a varfarina não devem tomar a aspirina para o tratamento da dor de dente.

Esse anti-inflamatório é vendido em farmácias e drogarias e pode ser comprado sem receita, no entanto, é aconselhado consultar o dentista para garantir o uso seguro.

Remédio que pode ser tomado na gravidez

No caso da dor de dente na gravidez, o único remédio recomendado é o paracetamol, que é um analgésico muito utilizado durante a gestação para aliviar a dor. No entanto, recomenda-se entrar em contato com o obstetra que faz o acompanhamento pré-natal para garantir o uso seguro e na dose correta durante a gravidez.

Remédios caseiros para dor de dente

Alguns remédios caseiros podem ajudar a aliviar a dor de dente como o cravo da índia, a hortelã ou o alho, por exemplo, por terem propriedades analgésicas ou anti-inflamatórias. Confira todas as opções de remédios caseiros aliviar a dor de dente

Quando ir ao dentista

É recomendado consultar o dentista sempre que surge dor de dente, porém, as situações que necessitam de mais atenção incluem:

  • Dor que não melhora após 2 dias;
  • Surgimento de febre acima de 38ºC;
  • Desenvolvimento de sintomas de infecção, como inchaço, vermelhidão ou alterações no paladar;
  • Dificuldade para respirar ou engolir.

Quando a dor de dente não é tratada de forma adequada pode causar infecção e a necessidade de tomar antibióticos. Por isso, no caso de não ter melhora com o uso dos remédios para dor de dente, deve-se consultar o dentista e fazer o tratamento mais adequado.

Veja o vídeo com dicas de como evitar a dor de dente.

Esta informação foi útil?

Sim Não

Bibliografia 

Mais sobre este assunto:

INFORMAÇÃO DO AUTOR:

Dr.ª Clarisse Bezerra

Médica de Saúde Familiar

Formada em Medicina pelo Centro Universitário Christus e especialista em Saúde da Família pela Universidade Estácio de Sá. Registro CRM-CE nº 16976.

VÍDEOS RELACIONADOS

3 DICAS PARA NÃO IR AO DENTISTA02:00 | 25.798 visualizaçõesPara não gastar dinheiro no dentista em tratamentos para cáries, e ter dinheiro para comprar comida de qualidade que além de deixar seus dentes fortes e…

Como Aliviar a dor de dente06:45 | 228.778 visualizações

Inscreva-se 2.5 milhões

Se inscreva na nossa newsletter

Saúde, Nutrição e Bem-estar em uma linguagem simples e acessível. Informações úteis sobre remédios, doenças, exames e tratamentos da medicina tradicional e alternativa.

Última atualização do site: 23/09/2021

Nós aderimos aos princípios da HONcode Verifique aqui.

© 2007 – 2021 Tua Saúde – Todos os direitos reservados.

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.