6 benefícios da unha de gato para a saúde e dicas de como consumir

unha de gato 1 730x449 1

De acordo com Dra. Paula Saldanha Tschinkel, a “unha de gato é uma planta de conhecimento popular no qual seu nome científico é Uncaria tomentosa. Ela é reconhecida como um fitoterápico pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e indicada por seus benefícios anti-inflamatórios”.

“Para identificar a espécie, basta verificar se a unha de gato possui flores amarelas e se tem tamanho aproximado de até 5 metros de altura. A unha de gato é muito utilizada pelos povos indígenas nos tratamentos de abscessos, asma, artrite, inflamação urinária e prevenção de doenças”, completou a nutricionista.

Veja também10 benefícios da beterraba que vão te fazer amar esse vegetal

6 benefícios da unha de gato para manter o organismo fortificado

O consumo desse fitoterápico vai além das ações anti-inflamatória. Por isso, veja a seguir explicação da Dra. Paula Saldanha sobre os benefícios do consumo dessa planta à saúde:

ISTOCK

  1. Ação antioxidante: “A unha de gato é rica em flavonoides que são substâncias com funções antioxidantes. Eles atuam impedindo a ação dos radicais livres e prevenindo o envelhecimento das células e até mesmo algumas mutações que podem desenvolver o câncer”.
  2. Ação anti-inflamatória: “Por ser considerado um fitoterápico, a unha de gato é ótima para tratar artrite reumatoide e a osteoartrite, pois atua junto aos flavonoides e suas propriedades antioxidantes reduzindo as inflamações no organismo”.
  3. Imunoestimulante: “É uma planta que colabora muito bem com o estímulo do nosso sistema imunológico devido aos alcaloides presentes em sua composição que ajudam as células de defesa do organismo”.
  4. Redução da pressão arterial: “Por conta da presença dos alcaloides tetracíclicos e indólicos, ajuda a reduzir a pressão arterial por serem vasos dilatadores. A unha de gato pode auxiliar na hipertensão arterial”.
  5. Ação benéfica em células autoimune: “Como a unha de gato apresenta substâncias que auxiliam as células autoimunes, ela acaba ajudando a fortalecer o corpo contra algumas doenças, por exemplo, a doença viral herpes”.
  6. Propriedades diuréticas: “A planta colabora com a limpeza geral do organismo através de suas propriedades diuréticas que ajudam a hidratar e evitar o acúmulo de líquidos por todo o corpo, diminuindo inchaços e eliminando toxinas e as impurezas do organismo humano”.

A unha de gato é mesmo repleta de propriedades e substância de grande benefício para o corpo. Quer aprender uma receita de chá com as cascas dessa planta? Veja todos os passos no próximo tópico.

Como fazer o chá de unha de gato

ISTOCK

Nada melhor do que um bom chá para curtir um momento gostoso e trazer benefícios ao organismo, não é mesmo? Confira abaixo uma receita simples e rápida de chá com essa planta para potencializar a sua saúde!

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

  1. Em um recipiente, coloque 1 colher de sopa da casca da unha de gato (aproximadamente 20g);
  2. Adicione 4 xícaras de água;
  3. Deixe ferver por 5 minutos;
  4. Desligue o fogo, abafe e tome o chá morno.

Curtiu a receita do chá com unha de gato? Além de ser benéfico para a saúde, é sempre bom começar ou terminar o dia com um cházinho, né? No próximo tópico, descubra quais são os cuidados e contraindicações do uso dessa planta.

Veja também10 benefícios do caqui, uma fruta adocicada e com potencial energético

Contraindicações e cuidados com a unha de gato

A nutricionista explicou que a planta pode interagir com medicamentos que possuem alguns compostos como, por exemplo, estrógenos, varfarina, teofilina, anticoagulantes e gengibre. Por isso, caso você use algum medicamento é preciso ficar atenta em sua composição para poder consumir o chá com tranquilidade. Além disso, ela é contraindicada para grávidas e lactantes.

Gostou de conhecer melhor a ação da unha de gato no organismo? Aproveite para tomar seu chá e desfrute o dia com a saúde fortificada! Conheça também a poderosa ação do chá de gengibre e melhore cada vez mais a saúde do seu corpo. Você merece!

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.