KEFIR E IMUNIDADE: ENTENDA COMO FUNCIONA – Comunidade F7


 

IMPORTÂNCIA DA MICROBIOTA

Segundo o endocrinologista Mario Saad, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Unicamp o intestino tem entre 600 e 1000 espécies de bactérias – e quanto mais espécies uma pessoa tem, melhor é.

Essa diversidade de bactérias benéficas contribui para o aumento da imunidade. Pois, não permite que as bactérias patogênicas ganhem espaço em nosso organismo.

“A microbiota começa a se formar durante o parto. Se a criança nascer de parto normal, ela absorve a microbiota da mãe. Sendo assim, tudo o que acontecer nos próximos quatro anos vai influenciar na formação dessa microbiota. Se receber leite materno, se tomar muito antibiótico, o estilo de vida, se vai ter mais contato com o meio ambiente. A microbiota estabelecida nos primeiros anos dura para sempre, é muito difícil mudar isso”, detalha o especialista.

Sendo assim, é com base nesta microbiota que o nosso organismo adapta o sistema imunológico e a capacidade de absorver nutrientes.

Uma alimentação saudável, rica em fibras pode ajudar a aumentar o número de bactérias benéficas no intestino. Assim também, se em sua dieta conter alimentos probióticos como o Kefir, o reflexo no sistema imunológico se apresentará de maneira relevante.

KEFIR E IMUNIDADE

O Kefir é um forte aliado quando se trata da manutenção da microbiota. Dessa maneira, faz com que a microbiota continue auxiliando o sistema imunológico contra as infecções.

Os microrganismos benéficos, conhecidos como probióticos, presentes no Kefir, possuem capacidade de imunomodulação, ou seja, atuam no sistema imunológico conferindo aumento da resposta orgânica contra microrganismos que fazem mal ao nosso organismo, conhecidos como microrganismos patogênicos.

A ingestão contínua de Kefir, aumenta a resistência contra os microrganismos causadores de doenças, os famosos patógenos. Sendo assim, os microrganismos probióticos presentes no Kefir, irão competir por sítios de adesão lá nos nossos intestinos.

Kefir e imunidade.

A ingestão continuada do Kefir, estimula o sistema imune geral e a nível local, na mucosa gástrica bem como na mucosa intestinal.

Sabendo disso, o que você está esperando para começar a consumir Kefir? Esse super alimento probiótico que ajuda nosso organismo a se manter forte.

Kefir e imunidade, junção que fortalece!

Kefir e imunidade.