Brasil tem 488 casos suspeitos e 2 confirmados do novo coronavírus

Balanço do Ministério da Saúde divulgado nesta terça-feira (3) aponta que, desde o início do monitoramento, 240 casos foram descartados e dois, confirmados.

Balanço do Ministério da Saúde divulgado nesta terça-feira (3) aponta que o Brasil tem 488 casos suspeitos de novo coronavírus. Desde o início do monitoramento, 240 casos foram descartados e dois, confirmados.

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, lembrou que os Estados Unidos está na lista de países com transmissão loca, mas ainda não constava no grupo de alerta para viajantes. Agora, de acordo com Reis, os brasileiros que voltarem dos EUA e relatarem sintomas devem ser avaliados como possíveis casos suspeitos.
Apesar disso, Reis ressaltou que a busca por atendimento médico não deve ocorrer em todos os casos em que houver sintomas leves ou somente a busca por consultas por precaução, na busca por investigação.
“Mesmo que tenham vindo desses países, (aqueles que têm) sintomas leves ou (são) assintomáticos, não devem buscar o posto de saúde. Se nós fizermos isso, vamos encher nossas unidades de saúde com casos leves e assintomáticos. Nós gradativamente temos que desmobilizar esse movimento.” – João Gabbardo dos Reis, secretário-executivo do Ministério da Saúde

“Nesses casos, é muito melhor que ligue para o 136 e peça uma orientação. O critério é o mesmo de anteriormente. As pessoas quando ficavam gripadas iam todas ao posto de saúde? Não. Nós não precisamos impor que as pessoas com sintomas leves vão a uma unidade de saúde”, afirmou Reis.