As bandeiras vermelhas, na tradição xiita, simbolizam o sangue derramado injustamente e servem como um chamado para vingar uma pessoa que é morta. É a primeira vez na história que a bandeira vermelha é hasteada no topo da mesquita de Jamkaran, na cidade iraniana, e vem após avisos de duras retaliações contra os EUA.
Levantan una bandera roja sobre una mezquita iraní
La bandera roja, que simboliza en la tradición chiita tanto la sangre derramada injusta como el llamamiento para vengar a la persona asesinada, fue levantada sobre la mezquita Jamkaran en Qom (Irán) pic.twitter.com/KfcOI9O1qa
— RT en Español (@ActualidadRT) January 4, 2020
A filha do general Soleimani pediu vingança pela morte do pai, em encontro com o presidente do Irã.
Bolsonaro chama general iraniano de terrorista em apoio aos EUA.
Bolsonaro se posicionou de maneira favorável a Donald Trump e diz que o general Soleimani, morto em um ataque de misséis pelos EUA, era um terrorista. Militares não queriam que Bolsonaro tomasse lado no conflito EUA x Irã, mas a submissão e alinhamento total aos EUA, falou mais alto, até nessa decisão que até militares acreditam que irá prejudicar o Brasil.
Militares teriam tentado em vão convencer Bolsonaro, a não se posicionar a favor dos ataques na capital do Iraque, Bagdá, que mataram o General Soleimani, informa a Folha de São Paulo.
A morte do general, levou o acirramento das relações entre EUA e Irã a níveis impensáveis até então. O líder supremo do país persa, aiatolá Ali Khamenei, pediu “vingança inplacável” e anunciou três dias de luto nacional.
Depois do silêncio inicial ao fato da morte do general iraniano, Bolsonaro resolveu falar qual sua posição no programa do Datena, na Tv Bandeirantes. Ele teria seguido orientação do Ministro das Relações Exteriores ( Ernesto Araújo) e pelo assessor especial da Presidência Filipe Martins , que segundo a Folha representa a ala mais ideológica de extrema-direita do governo Bolsonaro.
“A nossa posição é a de se aliar a qualquer país do mundo no combate ao terrorismo. Nós sabemos o que em grande parte o Irã representa para os seus vizinhos e para o mundo”, declarou Bolsonaro.
Depois Bolsonaro acusou o general iraniano de terrorismo.
Comentários
0 comments








