Hoje eu vou ensinar uma receita de bolo de prestigio trufado super fácil, perfeito para festas de aniversário. Essa receita ficou incrível com uma massa de chocolate, trufado de brigadeiro de coco e muita cobertura de ganache. faça hoje mesmo e receba muitos elogios !

INGREDIENTES

Massa de Bolo de Chocolate

1 xícara de chá de café pronto
1 xícara de chá de chocolate em pó 50% cacau
2 xícaras de chá de farinha de trigo tradicional sem fermento
1 colher de sopa de fermento químico em pó
4 ovos
1.1/2 xícara de chá de açúcar cristal
½ xícara de chá de óleo
1 colher de sopa de essência de baunilha

Modo de Preparo:

Coloque os ovos e o açúcar em um bowl (tigela), em seguida com auxílio de um garfo, fuê, ou batedeira, bata até que a mistura fique levemente esbranquiçada.
Acrescente o óleo, a essência de baunilha e misture até homogeneizar.
Comece acrescentar os secos (farinha de trigo e chocolate em pó) aos poucos, sempre peneirando, misturando e intercalando com o café. Para finalizar adicione o fermento e incorpore levemente!
Não precisa bater. Despeje a massa em uma fôrma untada e polvilhada farinha de trigo ou chocolate em pó, em seguida leve em forno pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 50 minutos.

Dicas

Deixe pelo menos 1/3 da fôrma sem massa para que o bolo tenha espaço pra crescer sem derramar.
O tempo está próximo ao previsto vá no forno com a lanterna do celular, dê uma palmadinha na lateral do forno e veja se o bolo está firme! Se sim faça o teste do palito espetando um palito ou garfo no centro do bolo, se sair limpo e seco está pronto.

Brigadeiro de Coco

1 colher de sopa de manteiga/margarina
100 ml de chantili batido
2 caixas de leite condensado (caixa com 395 gramas)
1 caixa de creme de leite (caixa com 200 gramas)
100 gramas de coco ralado

Modo de Preparo

Coloque todos os ingredientes em uma panela exceto o chantili, e misture bem, em seguida leve em fogo médio misturando sempre para não queimar.
O ponto é quando a mistura ganhar consistência de papa de modo que você passe a espátula no fundo da panela e o caminho formado feche levemente.
Despeje em um recipiente e cubra com plástico filme em contato até chegar à temperatura ambiente.
Com o brigadeiro de coco em temperatura ambiente acrescente o chantili batido e incorpore levemente até homogeneizar.

MODO DE PREPARO

Ganache de Chocolate Meio Amargo

150 gramas de chocolate nobre meio amargo picados,
100 gramas de creme de leite.

Modo de Preparo

Derreta o chocolate no banho Maria ou no micro-ondas de 30 em 30 segundos em potência média alta. Acrescente o creme de leite e misture até homogeneizar.

Montagem

Com a massa do bolo em temperatura ambiente, desenforme,marque um dedo nas laterais do bolo e com auxilio de uma faca de mesa faça todo o contorno do bolo, ATENÇÃO!
Cuidado para não cortar fundo demais! O ideal é que fique um fundo de dois dedos de espessura.

Para retirar esse miolo do bolo você irá fazer um corte central de borda a borda, em seguida no corte central que você acabou de fazer incline a faca sentido a uma das bordas e retire o tampo com cuidado pois vamos precisar dele para fechar o bolo, repita o processo do outro lado e para retirar o restante do miolo do bolo você pode usar um colher e retirar esfarelando até deixar a cava certinha.

Despeje o recheio até metade da cava feita no bolo e faça uma fina camada com o ganache. Despeje o restante do recheio de modo que fique um dedo de espaço até o topo.

Agora ajuste os tampos que você retirou deixando-os com um dedo de espessura e feche o bolo. Sele a tampa do bolo comum a camada de ganache e leve o bolo para geladeira por aproximadamente 30minutinhos.
Espalhe o restante do ganache por cima do bolo, e pra dá aquele charme, deixe acumular um pouco de ganache em alguns cantos para que eles escorram nas laterais.

Para finalizar eu decorei com coco ralado seguindo asbordas, e granulado no centro. Retorne para geladeira por pelo menos uma hora.

Essa publicação tem como fonte original:culinariapravaler

Comentários

0 comments