Vocês já devem ter reparado que em muitas receitas ensinadas aqui no canal tem um pouco de milho verde, geralmente compro em lata ou congelado, porém esses dias eu estava passando no mercado e resolvi comprar o milho fresco na espiga e como havia sido uma semana corrida acabei esquecendo o milho na geladeira e quando lembrei já havia estragado tudo =/ foi ai que resolvi dar uma pesquisada melhor sobre como guardar, conservar e congelar e depois de muita pesquisa separei algumas coisas que acho importante vocês saberem também.

 

Uma das coisas que descobri que é o milho é uma ótima fonte de carboidrato pois ele demora para ser consumido pelo organismo já que é rico em fibra e assim gera energia sem gerar açúcar, fora isso também tem muitas vitaminas como a B1, B2 e E o que me fez repensar em consumir mais vezes como fonte de carboidrato nas refeições.

  • Como Comprar? Essa é uma duvida que sempre tive, apesar de crescer no interior de minas rodeada de plantações de milho eu nunca fui muito de colher os milhos, então acabei pulando essa aula (hehehe). O que sempre fiz e descobri que era o certo é sempre observar se as espigas estão com os cabelinhos bem marrons e as palhas verdes.

Dica: Agora se não estivar com palha o ideal é olhas as pontas que devem estar macias e sem pontos de mofo e claro você deve observar também a cor se o milho for mais claro significa que foi colhido muito novo e se for de um amarelo mais vivo significa que ele é um pouco mais maduro.

  • Qual escolher? Bom se você pretende usar em saladas ou fazer cozido e assado o ideal é procurar pelos grãos mais claros e com os cabelinhos brilhantes e em um tom de castanho claro, agora se a ideia é fazer pamonhas, cural o ideal é usar grãos mais maduros e com os cabelinhos mais puxado para o castanho escuro, sem bilho e seco.
  • Como conservar? Em temperatura ambiente não pode passar de 1 dia, isso porque ele começa a perder sabor e textura, agora na geladeira ele pode ficar por no máximo 3 dias e deve ser embalado em saco plastico para não perder a umidade, e o ideal é que seja na parte mais alta de geladeira.
  • Congelar: A melhor forma de ter milho “fresco” sempre em casa é congelando as espigas, então retire a palha e os cabelinhos, lave bem com uma escovinha e cozinhe por 4 minutos em água fervente e depois de um choque térmico em água bem gelada para parar a cocção, seque bem em papel absorvente acomode em um saco plástico e leve para o congelador e mantenha por até 3 meses.

Obs: você também pode pré-cozinhar no microondas em uma vasilha com água por 4 / 5 minutos em potencia alta, ou ainda por 6 minutos no vapor.

  • Descongelar: Para descongelar basta colocar em uma panela com água fervente e quando estiver descongelado é só servir em seguida.