Se você é celíaco ou tem intolerância à lactose, confira algumas opções de pratos deliciosos para preparar na ceia de Natal que não levam nenhum desses componentes. As receitas foram sugeridas pela idealizadora do portal Sem Glúten Sem Lactose Débora Pusebon.

Entrada 1 – Bruschettas Misture tomates-cereja cortados no meio, azeitonas pretas picadas, cubinhos de tofú ou queijo sem lactose e alho picado. Coloque sobre fatias de pão sem glúten. Leve ao forno até o pão ficar dourado, salpique manjericão fresco por cima e regue com azeite de oliva extra virgem.

Entrada 2 – Rolinhos de berinjela e abobrinha Corte 1 berinjela e 1 abobrinha em fatias finas no sentido do comprimento. Tempere com sal e deixe descansar por 30 min. Lave para tirar o excesso de sal, seque bem com um papel-toalha e grelhe em uma frigideira untada com azeite extra virgem. Use 100 g de tomate-seco e 100 g de champignon para rechear as fatias, enrole-as e prenda com ceboletes.

Prato principal 1 – Peru recheado Refogue no azeite 200 g de bacon em cubinhos, ½ cebola grande picada, 250 g de azeitonas picadas, 1 e ½ xícara (chá) de ameixas pretas picadas, 1 pimenta dedo-de-moça, 5 xícaras (chá) de farinha de mandioca, 1 maço grande de cheiro-verde picadinho e sal a gosto (nesta ordem). Recheie o peru já assado com essa farofa e sirva. Dica: antes de levar a ave ao forno, besunte toda a superfície com 5 colheres (sopa) de margarina sem leite.

Prato principal 2 – Bacalhoada “Forre” o fundo do refratário com azeite de oliva e vá intercalando camadas de rodelas de tomate, rodelas de batata pré-cozidas, lascas de bacalhau dessalgado, rodelas de pimentão, ovos cozidos cortados e azeitonas. Finalize com bastante azeite e leve ao forno por 30 minutos.

Acompanhamento 1 – Risoto de quinoa com vegetais e shitake Lave 1 xícara de quinoa em água corrente. Cozinhe em fogo alto com 2 xícaras de caldo de legumes. Quando ferver, abaixe o fogo e cozinhe por mais 20 min com a panela tampada. Em uma frigideira, coloque 1 colher de azeite, ½ xícara de cebola picada, 1 dente de alho picado, 1 colher de talos de salsinha e 1 colher (chá) de gengibre ralado. Salteie e acrescente 200 g de shitake fatiado até dourar…

Acompanhamento 1 – Risoto de quinoa com vegetais e shitake … Junte 1 xícara de cenoura cortada, 1 de milho e 1 de vagem picada. Salteie por 2 min, junte 1 xícara de abobrinha picada, salteie por 1 min e junte 1 xícara de caldo de legumes. Cozinhe por 5 min, tempere com sal e especiarias. Por fim, acrescente a quinoa cozida e o restante do caldo de legumes e cozinhe por mais 5 min. Junte o tomate, misture delicadamente e sirva salpicado com salsinha.

Acompanhamento 2 – Salada tropical Em um refratário, coloque folhas de rúcula, alface e agrião, mangas cortadas em tiras, palmitos em rodelas e tomate-cereja. Tempere com azeite, suco de limão e sal marinho.

Sobremesa – Pudim sem leite Coloque 1 xícara de açúcar mascavo em uma fôrma para pudim com furo no centro e leve ao fogo baixo para derreter. Assim que ficar dourado, coloque ¼ de xícara de água quente e mexa. Reserve. Peneire 6 ovos e ponha no liquidificador junto com 400 ml de leite de coco, 1 e ½ xícara de açúcar comum, 1 pitada de sal e 2 colheres de amido de milho. Bata bem, despeje na fôrma e asse no forno preaquecido a 180ºC em banho-maria por 1 hora. Resfrie na geladeira por 4 horas.