É uma forma de sempre ter à mão hortaliças frescas e ervas aromáticas para ressaltar o sabor e os nutrientes da dieta

Mesmo quem não tem muita habilidade para cuidar de uma horta em casa deveria tentar. É uma forma de sempre ter à mão hortaliças frescas e ervas aromáticas para ressaltar o sabor da comida (ajuda a reduzir o uso de sal) e aumentar o consumo de substâncias anti-inflamatórias. Mais do que isso: a atividade tem vários efeitos positivos para o corpo, a mente e os relacionamentos.
1. No cérebro
Cuidar das plantinhas exige concentração e, por isso, aumenta a capacidade de atenção. Não estranhe se você sentir uma melhora na memória e no aprendizado.
2. No humor
O contato com a terra baixa os níveis de cortisol. “A sensação é de otimismo e bem-estar”, diz o neurocientista Fernando Pinto, do Rio de Janeiro.
3. No coração
Desviar a atenção dos problemas e amenizar as tensões diminui a pressão arterial e a frequência cardíaca.


4. Nos relacionamentos
As plantas exigem um olhar carinhoso. É quase como ter um pet! A tendência é você se tornar mais atenciosa com o boy, os amigos e a família.
5. No corpo
Quem tem espaço para montar uma horta grandinha se movimenta mais. “Você mexe os membros superiores e inferiores, além de trabalhar o abdômen e os braços”, diz o médico do esporte Luis Felipe Martins, de São Paulo. A prática queima até 240 calorias em meia hora!