Um verme de 7 cm foi encontrado dentro do olho de Jasubhai Patel, de 70 anos, depois que ele se queixou de dor e coceira nos últimos anos. O caso foi registrado em Gujarat, na Índia.
Segundo o Patel, durante os 12 que se seguiram após ele ter sido mordido por um cão, ele procurou inúmeros médicos porque seu olho coçava insistentemente, mas nenhum deles conseguiu diagnosticar nenhuma doença.
Oftalmologista encontra parasita durante investigação microscópica
No entanto, há cerca de um mês, finalmente, um médico conseguiu ver o parasita se contorcendo na parte de trás do olho e conseguiu removê-lo da superfície conjuntival, a parte branca da pele no olho.
Segundo Milan Panchal, oftalmologista do Hospital e Centro de Pesquisa Narayan, em Bharuch, ele só conseguiu descobrir a causa do comichão no olho do paciente porque realizou uma investigação microscópica.
“Nós o retiramos com vida. Só lhe oferecemos anestesia tópica. O paciente podia sentir o verme sendo retirado”, contou ao The Mirror.
Ainda conforme o oftalmologista, o verme tinha o potencial de danificar permanentemente a visão do homem caso não fosse removido imediatamente.”Se o verme não fosse removido a tempo, poderia ter cegado o homem”, explicou.
Verme pode ter sido transmitido por mordida de cachorro
Os médicos suspeitam que o verme no olho de Patel possa ter entrado através de uma mordida de cachorro porque cães e gatos possuem esse parasita na língua e o paciente lembrou da ocasião em que foi atacado por um animal.
“Enviamos o verme para exame microbiológico e histopatológico ao microbiologista, relatórios aguardados, mas provavelmente é Sparganum”, pontuou o oftalmologista.
Para finalizar o responsável pelo tratamento de Patel explicou que é possível que o parasita tenha entrado entrado em sua corrente sanguínea e se estabelecido nos olhos. Mas poderia ter sido pior, o verme seria capaz também de entrar em seu cérebro, o que exigiria uma intervenção cirúrgica mais complexa.