dentro

20 plantas que atraem sorte e boas energias!

Ter plantas em casa, no escritório, no ateliê e em todos os locais onde se passa algum tempo é um jeito fácil, barato e simples de garantir a pureza do ar e atrair boas energias para os espaços. Naturalmente, todas as plantas fazem bem ao ambiente, mas algumas são culturalmente conhecidas por espantar energias ruins e atrair sorte.

Fizemos uma seleção das espécies famosas por trazer bons fluidos ao lar. Confira:

1. Bambu da sorte

Segundo o Feng Shui, o número total de hastes do bambu-da-sorte atribui diferentes significados à planta (Foto: GettyImages)

Apesar do nome, essa planta não é um bambu propriamente dito. Originária da África, ela pertence à família das Ruscaceae e seu nome científico é Dracaena sanderiana. Ela é conhecida por se assemelhar a um bambu em tamanho reduzido e representar, na cultura popular chinesa, prosperidade, sorte, longevidade e fortuna, sendo muito usada pelo Feng Shui para atrair boas energias.

2. Pés de pimenta

O biombo de ripas de madeira cumaru abriga vários vasos com pimenta, planta que pede água todos os dias, além de ferramentas para cuidar do jardim, como o regador. Todos estão presos por ganchos de aço inox. Projeto da arquiteta Ana Paula Souza (Foto: Edu Castello / Editora Globo)

Os pés de pimenta são plantas que necessitam de regas diárias. Seus frutos, as pimentas, são considerados amuletos, além de serem muito usados na culinária. Quando plantados nas portas das casas, simbolizam a proteção, a sorte e a prosperidade.

3. Trevo-de-quatro-folhas

Plantado em uma bonita xícara, o trevo-de-quatro-folhas, ao qual é atribuído o poder de atrair boa fortuna, vira lembrancinha para presentear os amigos. Ele também pode enfeitar e dar sorte à sua cozinha o ano todo – basta cultivar a planta (Foto: Rogério Voltan / Casa e Comida)

Uma mutação genética pode fazer com que o trevo, geralmente de três folhas, desenvolva quatro. A raridade com que isso acontece gerou a crença de que ele pode trazer sorte. No que diz respeito aos cuidados, gosta de sol direto e solo úmido.

4. Jade

Receber uma planta jade de presente intensifica ainda mais sua representação de abundância e prosperidade (Foto: Pixabay / NRay91 / CreativeCommons)

A espécie africana tem esse nome por conta da cor e do formato de suas folhas. O cultivo é simples, visto que gosta de muito sol e pouca água, não exige podas e a adubação deve ser feita com adubo do tipo NPK específico para a espécie.

5. Zamioculca

A zamioculca se destaca pela sua folhagem ornamental com tons verdes reluzentes (Foto: Pixabay / Diermaier / CreativeCommons)

Por não gostar de sol direto, a espécie é uma ótima escolha para quem mora em apartamento e não exige muitos cuidados. Uma curiosidade da planta é a crença que ela também serve para atrair proteção e sorte, sendo altamente indicada para colocar na entrada dos espaços.

6. Flor-da-fortuna

Flor-da-fortuna, também conhecida como Kalanchoe, ou Kalandiva – com pétalas dobradas (Foto: Pixabay / Hans / CreativeCommons)

A espécie, originária da África, é ideal para quem está começando a cultivar plantas, já que demanda poucas regas e é resistente a ambientes internos. O nome popular foi dado, pois, acredita-se que a planta pode atrair dinheiro e ainda equilibrar energias dos ambientes.

7. Dólar

A crença de que a planta atrai dinheiro é estritamente ligada com o seu nome: Dólar (Foto: Pixabay / Natycabarcos / CreativeCommons)

Acredita-se que esta planta também possui a capacidade de atrair dinheiro. Boa para ser cultivada na varanda ou no terraço, a dólar gosta de meia-sombra e solo levemente úmido. As adubações devem ser anuais

8. Lavanda

A lavanda é uma das plantas usadas para colorir e aromatizar áreas verdes (Foto: Pixabay / Jill Wellington / CreativeCommons)

A lavanda é uma boa maneira de dar um toque de cor a um ambiente. A flor roxa também garante um aroma fresco e leve ao ambiente, promovendo momentos de bem-estar e de tranquilidade. Acredita-se que a planta pode oferecer proteção e purificar as energias.

9. Jasmim

As flores do jasmim brasileiro podem surgir em diversas cores, incluindo rosa, vermelho, branco e amarelo (Foto: David J. Stang / Wikimedia Commons)

Conhecido por seu perfume doce, as flores brancas ou coloridas, e pelas diversas utilidades da planta, como perfume, chá, cosmético e remédio, o jasmim (Jasminum officinalis) é uma planta arbustiva, com folhas verde-escuro e pequenas. A espécie traz paz, calma, harmonia, amor e purificação para casa.

10. Orquídeas

A orquídea é uma das flores indicadas para decorar a casa (Foto: Unsplash / Chantal DeGaust / CreativeCommons)

As orquídeas são as queridinhas das plantas ornamentais. Além da beleza, a planta é conhecida por favorecer a comunicação e a boa convivência.

11. Alecrim

Jardineiras são ótimas para driblar a falta de espaço em apartamentos ou áreas pequenas. Da esquerda para a direita: manjericão, cebolinha, orégano, tomilho, alecrim e sálvia (Foto: Evelyn Müller / Casa e Jardim)

Quando parece que a vitalidade da casa foi embora, o alecrim é ideal para melhorar o clima. É considerado também um poderoso estimulante natural, favorecendo as atividades mentais, estudos e trabalho. O jeito certo de cuidar da erva é deixá-la no sol, em ambiente arejado e esperar a terra secar antes de regar novamente.

12. Arruda

À esq.: a hortinha mistura espécies perfumadas, como a lavanda e a arruda, e temperos – hortelã, manjericão miúdo e alecrim. A dica para esse tipo de horta é: quanto mais você retira as folhas, mais elas ficam viçosas (Foto: Casa e Jardim)

É umas das plantas mais poderosas para combater inveja e mau-olhado. Quando colocada em um ambiente, além de proteger, emite vibrações de prosperidade e entusiasmo. Uma dica é ter sempre um galho de arruda junto ao corpo para espantar as energias negativas. Além de suas características de proteção, ela é fácil de cuidar, só precisa estar sempre úmida e receber bastante sol.

13. Árvore-da-felicidade

Projeto da arquiteta Bruna Riscali (Foto: Evelyn Müller / Editora Globo)

A espécie é recomendada para ajudar a resolver questões amorosas. Não é à toa que sempre é plantada em duas mudas, conhecidas como macho e fêmea. Com uma bela folhagem, a árvore-da-felicidade se dá bem tanto dentro como fora de casa, mas tem de ficar perto de janelas, em local bem iluminado e arejado.

14. Avenca

Mistura de vasos com asplênio, costela-de-adão, renda-portuguesa, fícus-lira, pacová e avenca em meio ao sofá Boiling (Foto: Edu Castello / Editora Globo)

Traz paz ao relacionamento conjugal. Muito sensível, a avenca é um verdadeiro termômetro ambiental, pois pode se “desmanchar” com quedas de energia. Boa para ter em casa, a planta requer alguns cuidados, como mantê-la sempre úmida e adubada com regularidade.

15. Comigo-ninguém-pode

Bastante resistente, a comigo-ninguém-pode não exige cuidados complexos, sendo uma boa opção para quem não tem familiaridade em cuidar de plantas (Foto: Freepik / rawpixel.com / CreativeCommons)

Esta é a planta ideal para proteger o ambiente de energias negativas. Coloque-a sempre em lugar sombreado e não regue demais. No entanto, é preciso tomar cuidado com crianças e animais de estimação. A herbácea tem pequenos cristais nas células e se ingeridos, instalam-se na traqueia e criam um edema que pode levar à morte.

16. Dinheiro-em-penca

O tostão, também conhecido como dinheiro-em-penca, tem fama de atrair prosperidade. Plantado em xícaras delicadas, com um trevo de feltro, agrada até ao mais espiritualizado dos amigos (Foto: Rogério Voltan / Editora Globo )

Como o próprio nome diz, o forte desta planta é atrair dinheiro. Por isso, o ideal é que ela fique perto de onde se guarda itens de valor em casa. Se for em um ambiente profissional, um bom lugar é próximo ao departamento financeiro ou de vendas. É importante garantir que a planta tome bastante sol e se mantenha úmida.

17. Espada-de-são-jorge

A espada-de-são-jorge também é uma planta que ajuda a remover poluentes do ar (Foto: Pexels / Daria Sannikova / CreativeCommons)

Devido às suas folhas pontudas, a planta é associada ao poder de cortar as energias negativas, a inveja, olho-gordo e mau-olhado. Ao cortar as energias negativas, atrai coragem e prosperidade e ainda ajuda a purificar o ar, pois “filtra” poluentes.

18. Guiné

O guiné é bastante usado em banhos para limpeza espiritual e eliminar as energias negativas (Foto: Pinterest / Reprodução)

Se você não é um jardineiro de mão-cheia, a guiné é para você. É uma planta rústica, resistente e não requer muitos cuidados. O segredo é mantê-la sempre úmida. Em casa, pode ser usada para uma limpeza energética. Popularmente, a guiné também é bastante conhecida por combater o mau-olhado. Por isso, procure deixá-la próxima às portas de entrada, para filtrar as energias negativas.

19. Lírio-da-paz

O lírio da paz é uma ótima opção para agregar delicadeza e atrair boas energias para o ambiente (Foto: Unsplash / Max Williams / Creative Commons)

O lírio atrai paz e pureza para o ambiente. Acredita-se que a planta pode eliminar pensamentos negativos, más energias e ondas eletromagnéticas que vêm de aparelhos eletroeletrônicos e celulares. Para mantê-la saudável, procure manter a terra sempre úmida.

20. Manjericão

O perfume do manjericão traz boas sensações (Foto: Pexels / Kaboompics.com / CreativeCommons)

Além de conferir sabor a molhos e outros pratos, o manjericão pode ajudar a limpar o ambiente e dinamizar a energia. Os cuidados com a erva são bem simples: precisa de sol e de terra sempre úmida.

O que você acha?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.